Siga o OTD

Pan 2019

Brasil fatura três ouros, uma prata e um bronze na vela

Campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze conquistam medalha que escapou em Toronto-2015.

Jonne Roriz/COB

Depois de ganhar dois ouros, uma prata e um bronze  na sexta-feira, o Brasil encerrou sua participação na vela com mais dois títulos e um vice-campeonato. As campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, na classe 49er FX, Bruno Lobo, no kitesurfe, e Matheus Dellagnelo, na sunfish, subiram no lugar mais alto do pódio. Claudio Biekarck, Isabel Ficker e Gunnar Ficker terminaram em segundo lugar na ligthning e a dupla formada por Juliana Duque e Rafael Martins ficaram em terceiro na Snipe.

Favoritismo confirmado

Deu o óbvio na vela, categoria 49er FX: Martine Grael e Kahena Kunze largaram na medal race e garantiram o ouro. Como haviam dominado toda a competição, ficando em primeiro ou segundo em todas as regatas, não poderiam mais ser ultrapassadas na medal race. Precisavam apenas disputar a corrida.

A medalha apaga a decepção do Pan de 2015 da dupla campeã olímpica. Na ocasião, ficaram com a prata atrás da dupla argentina Maria Sol Branz e Victoria Travascio. Desta vez, a dupla argentina não chegou perto, apesar de vencerem a medal race.

As argentinas ficaram com o bronze, enquanto os Estados Unidos ficaram com a prata. Um desclassificação na última regata antes da medal race foi determinante para que a prata escapasse de Branz e Travascio.

Mais dois ouros

O Brasil também garantiu o ouro no Kite e na Sunfish. Bruno Lobo foi campeão com ampla vantagem no Kite, abrindo mais de 20 pontos sobre o uruguaio Nicolas Landauer. Já Matheus Dellagnelo conquistou o bicampeonato Pan-Americano da Sunfish ao chegar em segundo lugar na medal race.

Prata no Lightning

O trio formado por Claudio Biekarck, Isabel Ficker e Gunnar Ficker ficou com a prata após terminarem na terceira colocação da medal race. Havia a chance de ouro, mas os líderes da prova, o trio argentino de Javier Conte, Paula Salerno e Ignacio Giammona não deram sopa para o azar e venceram a regata derradeira.

Bronze no Snipe

Juliana Duque e Rafael Martins, que estavam em terceiro lugar na classificação, mantiveram-se na posição e voltam com o bronze. Eles ficaram em segundo lugar na meda race, mas os americanos Ernesto Rodriguez e Hallie Schiffman já haviam aberto uma vantagem muito grande e foram ouro. A prata ficou com com uruguaios Ricardo Fabini e Florencia Parnizari.

 

Mais em Pan 2019