Siga o OTD

Pan 2019

Desconcentrado, Toldo tem queda precoce na esgrima em Lima

Brasileiro do florete vinha de medalha de prata no Campeonato Pan-Americano e de bom desempenho no Mundial; Heitor Shimbo também parou nas oitavas

Guilherme Toldo, do florete, na esgrima dos Jogos Pan-Americanos
(Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br)

Os brasileiros Guilherme Toldo e Heitor Shimbo foram eliminados nas oitavas de final do torneio de florete masculino na esgrima dos Jogos Pan-Americanos de Lima, nesta terça (6).

O resultado de Guilherme Toldo surpreende, pois há pouco mais de um mês o atleta havia sido medalha de prata no campeonato Pan-Americano específico da modalidade, em Toronto, e em meados de junho conseguiu chegar nas oitavas de final do Mundial de Budapeste.

Melhor brasileiro no ranking mundial da arma, na vigésima colocação, Guilherme Toldo perdeu por 15 a 12 para o chileno Gustavo Sirriya, que nem aparece no ranking.

Guilherme Toldo, do florete, na esgrima dos Jogos Pan-Americanos

Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

O brasileiro foi mal no começo, tomou 6 a 2, mas se recuperou e chegou a virar o duelo no 7 a 6. Mas depois Sirriya voltou a tomar conta do placar e abriu 14 a 9. Toldo ainda reagiu mais uma vez, mas acabou caindo no 15 a 12. Chamou a atenção a irritação do brasileiro durante todo o combate.

“Hoje eu não consegui concentrar legal. Quando não se concentra bem a raiva acaba saindo por outros lados”, explicou logo após sair da pista de disputa. “Faltou um pouco mais de esgrima e bem mais de concentração. Foi um dia ruim”, admitiu.

“Mas os dias ruins também acontecem e depois de duas competições em alto nível, onde eu consegui dois resultados inéditos para mim, infelizmente essa última competição do ano não saiu do jeito programado”, acrescentou. “A esgrima é um esporte em que a concentração e a psicologia contam muito, mais de 50% do combate. Tem gente que fala em 70%”.

Heitor Shimbo

Antes de chegar nas oitavas, Toldo disputou a fase de grupos, onde venceu três e perdeu duas. Heitor Shimbo, número 79 do mundo, fez a mesma campanha e enfrentou Augusto Servello, 67º da lista, nas oitavas. O argentino dominou o duelo inteiro e venceu por 15 a 7. Foi o quarto encontro entre os dois e agora cada um tem duas vitórias.

“Fiz uma fase classificatória normal, perdi dois combates com atletas top do ranking. Na eliminatória peguei o Servello, que é um combate parelho, mas não consegui impor o meu ritmo de jogo, ele conseguiu jogar na distância melhor para ele e acabou saindo na vantagem. Agora é fora por equipe”, afirmou.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019