Siga o OTD

Esgrima

Em duelo dramático, Guilherme Toldo cai nas oitavas do Mundial

Brasileiro sofre virada doída, perde por 15 a 14 para rival asiático e se despede da competição na Hungria

Reprodução/Instagram

Durante a manhã deste sábado (20), Guilherme Toldo encarou vários desafios no florete masculino do Campeonato Mundial de esgrima, que está sendo realizado em Budapeste, capital da Hungria. Depois do bom avanço nas poules, o brasileiro também seguiu com ótimo desempenho nos confrontos eliminatórios, mas foi derrotado pelo sul-coreano Kwanghyun Lee nas oitavas de final e se despediu da competição de maneira dramática.

O duelo contra o rival asiático contou com equilíbrio do início ao fim. Toldo, inclusive, chegou a abrir três pontos de margem já na reta final do confronto (13-10). A vaga nas quartas de final estava encaminhada. Apesar da sequência positiva, ele não conseguiu administrar a diferença e cedeu. Melhor para Lee, que aproveitou o descuido do adversário, buscou a virada e venceu por 15-14.

Contudo, mesmo com a eliminação, Guilherme Toldo registrou resultados expressivos no Mundial. Brasileiro com a melhor colocação no ranking da Federação Internacional de Esgrima, o gaúcho ocupa o 26º lugar. Na fase de 64 avos, superou o japonês Takahiro Shikine (19º lugar) pelo placar de 15-13. Em seguida, bateu o estadunidense Nick Itkin (11º lugar) por 15-14.

Caso chegasse às semifinais, Guilherme Toldo garantiria, no mínimo, a medalha de bronze, algo que não aconteceu. Faltou pouco. Após a participação no torneio, a tendência é de que o representante do Brasil pontue o suficiente para subir no ranking e alcançar o Top 20 do planeta.

Mais em Esgrima