Siga o OTD

Pan 2019

Carol Horta e Angela vencem e se classificam no vôlei de praia

Carol Horta e Angela batem chilenas no vôlei de praia em jogo parelho e passam para próxima fase do torneio

Carol Horta e Angela no vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos
Alexandre Loureiro/COB/arquivo

As brasileiras Carol Horta e Angela venceram as chilenas Mardones e Rivas nesta quinta-feira (25) por 2 a 0 (21/16 e 21/19) pela segunda rodada do torneio de vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos de Lima. Assim, garantiram vaga para a sequência do torneio, faltando apenas decidir se vão direto para as quartas ou terão de jogar as oitavas.

O formato de disputa do vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos 2019 acontece da seguinte maneira: as 16 duplas de cada naipe foram divididas em quatro grupos de quatro. O primeiro colocado de cada chave avança direto às quartas de final. Segundos e terceiros disputam uma rodada eliminatória extra, de oitavas. O quarto cai fora.

A decisão da chave será na sexta (26), com Carol Horta e Angela enfrentando Orellana e Revuelta, representantes do México, às 13h20 (Brasília). No mesmo dia Mardones e Rivas enfrentam a dupla mais fraca da chave, Charles e Valenciana, das Ilhas Virgens. Acompanhe ao vivo o jogo das brasileiras aqui pelo OTD, direto de Lima.

Carol Horta comentou sobre as vantagens de passar em primeiro no grupo. “Sempre é bom sair em primeiro, ganhar todos os jogos. Isso dá confiança para as próximas fases. E evitar um jogo também é menos desgaste, menos cansaço, então é sempre vantagem”.

Carol Horta e Angela no vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos

Angela ataca as chilenas (Jose Tejada/Lima 2019)

Carol Horta e Angela lideram o grupo com quatro pontos, seguidas das mexicanas e das chilenas com três cada. A dupla das Ilhas Virgens tem dois. Todas as equipes jogaram duas partidas.

Jogo parelho

Ao contrário da estreia, desta vez houve jogo apesar de o início parecer que seria um novo passeio. Carol Horta e Angela abriram 4 a 0 em poucos segundos. Sim, segundos. Mas a chilenas entraram no jogo e começaram a fazer seus pontinhos. A partir daí o duelo foi igual até o fim.

A vantagem conquistada no começo do duelo garantiu a vitória na primeira parcial por cinco pontos de vantagem, 21 a 16.

O segundo set continou equilibrado e as chilenas chegaram a abrir 3 a 1. Foi a primeira vez no torneio que as brasileiras ficaram atrás no placar. Logo Carol Horta e Angela se recuperaram, empataram em 4 a 4 e abriram dois no 10 a 8.

Mas Mardones e Rivas não entregaram os pontos e seguiram perseguindo as brasileiras até o final, mas sem conseguir alcançar. No final, Carol Horta e Angela fecharam no 21/19.

Apesar da vitória, após a partida as brasileiras não estavam satisfeitas com o próprio desempenho. “Hoje eu não gostei tanto do meu rendimento, o meu saque não entrou do jeito que entrou ontem, do jeito que eu esperava”, disse Carol Horta.

“Elas tiveram o mérito delas, mas a gente sabe que ainda tem muito a ser feito, trabalhar, e continuar evoluindo como time, como equipe em busca de nossa melhor performance”, comentou Angela.

Nada, porém, que pareça abalar a confiança das duas para o próximo duelo. “A gente vai estudar à noite, ver como é que elas jogaram hoje e fazer as nossas táticas. É um time que já roda mais os torneios. Acredito que vai ser um bom jogo e espero que a gente saia com a vitória”, disse Carol Horta.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019