Siga o OTD

Pan Júnior - Cáli 2021

Música e presença das raízes da Colômbia marcam a abertura dos Jogos de Cáli

A abertura dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli, primeiro da história na categoria, foi marcada por muita música e valorização da origem do país

Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali
Crédito: Washington Alves/COB

E oficialmente começou! A primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior, realizada em Cáli na Colômbia, teve sua cerimônia de abertura na noite desta quinta-feira (25). Valorizando os pilares e as raízes do país, o evento foi marcado por muitas corres, música e movimentos. A delegação brasileira, assim como aconteceu nos Jogos Olímpicos de Tóquio, enviou somente quatro representantes, os porta-bandeiras Pâmela Rosa e Breno Correia, Marco La Porta e Moema Ramos.

-Brasil segura reação, bate o Paraguai e segue vivo no Pan Jr

Durante a cerimônia, a organização dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli buscou mostrar a origem do país e valorizar as cores, ritmos e formas. Desta forma, música e dança, dos mais variados estilos, esteve presente em quase todos os momentos. Para marcar a transição para a nova geração, a organização trouxe grandes nomes do esporte colombiano, que participaram dos Jogos Pan-Americanos de 1971, também na cidade colombiana.

Em seu primeiro discurso na cerimônia, Neven Ilic, presidente da Panam Sports, valorizou a realização dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli no momento que o continente passa e valorizou a presença jovem no esporte. “Vocês são o futuro do esporte no continete”, disse o presidente.

Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali
Crédito: Washington Alves/COB 👆

Entrando ao som de “Ai se eu te pego” de Michel Teló, o quarteto brasileiro foi um dos primeiros a entrar na cerimônia de abertura, que respeitou a ordem alfabética. Apesar de contar com poucas pessoas, por opção do país, a entrada dos brasileiros foi uma das que mais animou o público presente.

“Foi uma sensação única, sempre tive esse sonho de ser porta-bandeira do Brasil. Foi difícil dormir ontem à noite, e antes de entrar no estádio também. Mas me deixou ainda mais animado para competir a partir desta sexta”, contou Breno Correia, que disputou os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e tem no currículo cinco medalhas no Pan de Lima 2019.

“Foi uma experiência muito boa. É muito gratificante levar nossa bandeira e representar milhares de atletas. Agradeço a todos do COB, que nos deram essa oportunidade”, disse Pâmela Rosa, que nesta sexta, 26, disputa sua primeira competição desde a conquista do bicampeonato mundial, há duas semanas, em Jacksonville (EUA).

A delegação do Brasil em Cáli

O Brasil chega para os Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli com a terceira maior delegação, entre todos os países, com 358 atletas de 38 modalidades. Destes atletas, 12 estiveram na Olimpíada de Tóquio, como é o caso de Pâmela Rosa, e cinco foram ao pódio nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, como é o caso de Breno Correia, da natação, que no Peru foi medalhista em cinco oportunidades.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali
Pâmela Rosa e Breno Correia (Crédito: William Lucas/COB)

Apesar da abertura oficial dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cáli ter acontecido na noite desta quinta-feira, a participação brasileira já começou. A seleção brasileira feminina de handebol já entrou em quadra duas vezes, com uma vitória e uma derrota, e a equipe de saltos ornamentais terminou a disputa por equipes com o quinto lugar.

Mais em Pan Júnior - Cáli 2021