Siga o OTD

Basquete

Brasil bate os EUA no basquete masculino e vai à final em Chengdu

Com bom aproveitamento nas bolas de três, Brasil vence os Estados Unidos e se classifica para a final da Universíade de Chengdu

Brasil no basquete masculino Jogos Mundiais Universitários de Chengdu
(Foto: Célio Júnior/CBDU)

O Brasil está na final do torneio de basquete masculino dos Jogos Mundiais Universitários de Chengdu! Contando com uma bela porcentagem na bola de três pontos, a equipe comandada por Fernando Pereira derrotou os Estados Unidos por 95 a 82, na manhã desta sexta-feira (4), para se garantir na decisão. O adversário da finalíssima será a Argentina ou a República Tcheca.

Foi a quinta vitória do Brasil em cinco jogos nos Jogos Mundiais Universitários. A equipe vinha de vitórias contra China, Taiwan e Lituânia na fase de grupos e Romênia na quartas de final. Desta vez, enfrentou os Estados Unidos, a principal potência do basquete mundial, e fez um grande jogo. Após um início equilibrado, o Brasil teve um segundo período de almanaque, chegou a sofrer aperto na terceira parcial e foi dominante no último período para vencer por 13 pontos.

O quinteto inicial brasileiro foi Zú Júnior, Buffat, Caio Pacheco, Mãozinha e Victão. No entanto, Adyel Borges e Lucas Siewert tiveram participação muito especial a partir do segundo período. Eles, aliás, foram os principais cestinhas brasileiros da partida, com 20 e 19 pontos, respectivamente. Mãozinha fez um duplo-duplo com dez pontos e 14 rebotes. Pelo lado dos Estados Unidos, Kloby King marcou 21 pontos.

Adyel Borges Jogos Mundiais Universitários de Chengdu
Adyel foi o maior pontuador brasileiro da manhã (Foto: Célio Júnior/CBDU)

O Brasil teve um aproveitamento de 43% nos arremessos de quadra, sendo 38% nos de três pontos. Adyel anotou seis bolas de três, enquanto Siewert marcou quatro. Por outro lado, a seleção não foi bem na linha de lance livre: converteu apenas oito dos 14 arremessos tentados, em um aproveitamento de 57%.

Final após 60 anos

Com a nova vitória, o Brasil chegou à final do basquete masculino nos Jogos Mundiais Universitários pela segunda vez em sua história. A última vez havia sido em 1963, quando Porto Alegre recebeu o evento, e a equipe verde-amarela sagrou-se campeã. Além do ouro, o Brasil tem três bronzes na modalidade: 1967, 1973 e 1997.

O adversário da final será Argentina ou República Tcheca, que se enfrentam ainda nesta sexta-feira (4). A Argentina faz uma campanha invicta até aqui, enquanto a República Tcheca perdeu na fase de grupos para os Estados Unidos. A final está prevista para acontecer no domingo (6), às 8h30 (horário de Brasília). A Fisu TV transmitirá ao vivo.

Jogadores do Brasil comemoram vitória sobre os Estados Unidos
Banco de reservas foi essencial para a vitória brasileira (Foto: Célio Júnior/CBDU)

Os Jogos Mundiais Universitários deveriam acontecer em 2021, mas estão sendo realizados com dois anos de atraso por conta da pandemia de Covid-19. A competição reúne atletas com idades entre 18 e 27 anos. O Brasil tem 155 esportistas em sua delegação. No caso do basquete masculino, foi convocada uma seleção sub-26, em parceria com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), em que 11 dos 12 jogadores atuaram no último NBB.

Como foi o jogo

O jogo começou bem equilibrado, com alternâncias na liderança do placar. Com uma defesa agressiva, o Brasil estourou o limite de faltas do primeiro período rapidamente, com menos de cinco minutos jogados. Em um momento de instabilidade brasileiro, os Estados Unidos chegaram a abrir quatro primeira vantagem, mas o Brasil logo se reestruturou. Com uma boa rotação, liderada por Adyel e Lucas Siewert, o Brasil encaixou uma sequência de bolas de três e passou a frente do placar. A equipe fechou o primeiro período com 26 a 20 de frente.

O Brasil manteve a mesma postura no segundo período. A equipe atacou bem os rebotes e, por isso, dominante no garrafão. Além disso, seguiu bem nas bolas do perímetro e controlou a partida, abrindo ainda uma vantagem confortável no placar. A equipe teve até 14 pontos de vantagem, os EUA encostou e o Brasil fechou o período com frente de 50 a 37.

Jogadores aplaudem torcida, que compareceu em grande número no ginásio (Foto: Célio Júnior/CBDU)

Os Estados Unidos voltaram melhor pra o terceiro período. A equipe encaixou uma boa sequência no ataque e o Brasil parou no placar. Os EUA pouco a pouco cortaram a diferença e chegaram a ficar apenas dois pontos atrás do placar. Na reta final do quarto, o Brasil voltou para o jogo e conseguiu retomar uma boa passagem, fechando o período com 70 a 61 de vantagem.

Show time

O quarto período foi de total domínio brasileiro. A equipe largou bem e voltou a abrir ainda mais a sua vantagem. Com mais da metade de tempo restante para o fim, a diferença chegou a ser de 19 pontos. A partir daí, começou o show time. Adyel colocou a bola debaixo do braço e engatou uma sequência de bolas de três. No fim, os Estados Unidos diminuíram a desvantagem e, assim, o placar terminou 95 a 82.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete