Siga o OTD

Hóquei sobre a Grama

Desterro vence Germania no shoot-out e é octacampeão brasileiro

Em uma disputa emocionante e acirrada, o Desterro leva a melhor e se consagra 8 vezes campeão do Brasileiro de Hóquei sobre a grama

Na imagem, comemoração do time do Desterro após a última cobrança.
Comemoração do time do Desterro após a última cobrança. Foto: captura de vídeo/ Canal Olímpico do Brasil

Foi suado, foi sofrido e foi nas cobranças alternadas. Mas o Desterro venceu o Germania por 4 a 1 no shoot-out e sagrou-se campeão brasileiro de Hóquei sobre a grama. O título que veio no Parque Olímpico de Deodoro, no Rio de Janeiro, é o oitavo da história do time de Santa Catarina. Em outro duelo entre catarinenses e cariocas, o Florianópolis superou o Rio Hockey e ficou com o terceiro lugar.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Primordialmente, domingo é dia de decisão de campeonato e neste dia 15 não foi diferente. Dois jogos encerram a temporada do Campeonato Brasileiro feminino. Assim, as equipes que venceram as semifinais ontem, entraram novamente na grama azul para medir forças e conhecer o campeão de 2023. No tempo regulamentar, Desterro e Germania empataram em 0 a 0, com alguns short-corner desperdiçados dos dois lados. Claramente a tensão na busca pelo título tornou a partida mais truncada e com atenção redobrada na defesa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Dessa forma, a grande final teve seu desfecho nos chamados shoot-out, uma espécie de pênalti que as jogadoras têm oito segundos para conduzir a bola e definir a jogada. É mano a mano contra a goleira adversária e pode tentar mais de um arremate caso tenha rebote. Portanto, foi um duelo de duas equipes que terminaram a competição invictas. O Germania vinha de uma campanha 100% de aproveitamento, vencendo todas as partidas, enquanto o Desterro não sofreu um gol sequer.

As cobranças

O Desterro abriu as cobranças de shoot-out com Duda, que fintou a goleia Fabi e empurrou para o gol vazio. Mercedes errou a primeira cobrança do Germânia, deixando o time adversário em vantagem. Gimenez driblou pelo mesmo lado de Duda e entrou com bola e tudo para colocar 2 a 0 para o Desterro. Cami partiu para descontar, bateu a primeira, a goleira Carol defendeu, porém a atacante desperdiçou o rebote.

Maiara manteve a mesma estratégia para fazer o terceiro gol do Desterro, driblando pelo lado esquerdo da goleira Fabi. Giu finalmente conseguiu vazar a goleira Carol em um bonito giro dentro da área e descontou para 3 a 1. Laiana foi a jogadora que teve a frieza para finalizar as cobranças e dar o título para o Desterro. Arrematou sem a necessidade do drible e superou a goleira oposta. Foi cobrar e sair para o abraço.

Decisão de terceiro lugar

Anteriormente à final, Florianópolis e Rio Hockey definiram quem ficaria com o bronze na competição feminina. A equipe carioca abriu o placar, mas não sustentou e sofreu a virada nos momentos finais da partida. O gol do Rio Hockey saiu no terceiro quarto de partida. Em jogada ensaiada, a cobrança de short-corner foi para a segunda trave e Evelyn desviou para abrir o marcador.

Desse modo, a virada veio no último quarto da partida, após o Rio Hóquei adotar uma postura defensiva. Florianópolis fez uma pressão grande, penetrou na área pelo lado direito do ataque e o cruzamento encontrou Victoria sozinha para empurrar a bola e empatar o duelo. O castigo veio no minuto final com uma jogada ensaiada de short-corner, que Laís ficou livre para completar e anotar o gol da vitória catarinense.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Hóquei sobre a Grama