Siga o OTD

Hipismo

Com mãe vice-campeã, Luiz Felipe de Azevedo Neto é 12º em Sharjah

Jovem cavaleiro de 19 anos que competiu contra mãe e pai também foi vice-campeão na principal prova do sábado

Luiz Felipe de Azevedo Neto Luiz Felipe de Azevedo Filho Luciana Diniz Mariana Chagas copa do mundo sharjah hipismo saltos Celine de Schoonbroodt de Azevedo
(Foto: Divulgação)

Pai, mãe e filho competiram juntos nos Emirados Árabes Unidos! Com pai brasileiro e mãe belga, Luiz Felipe de Azevedo Neto, de 19 anos, não só compete pelo Brasil, mas foi o principal destaque da equipe nacional neste fim de semana na Copa do Mundo de Sharjah de Hipismo Saltos. Neste domingo (18), no Grand Prix H.H. Sharjah Ruler Cup, principal prova do evento CSI5*, o jovem atleta foi 12º, enquanto seu pai, Luiz Felipe de Azevedo Filho, ficou em 22º. Já pela Bélgica, Celine de Schoonbroodt de Azevedo, levou a medalha de prata. Ainda pelo Brasil, Luciana Diniz e Mariana Chaves terminaram em 25º e 35º respectivamente.

Foi um fim de semana de excelentes resultados para Luiz Felipe de Azevedo Neto, que se apresenta como uma das jovens promessas do hipismo brasileiro. No sábado, ele terminou em segundo lugar na principal prova do dia, o CSI5*-W – Sharjah Sports Council Cup, pelo qual faturou um prêmio de 12 mil euros. Ele ficou só atrás do português João Marquilhas.

Ele representa a terceira geração de atletas na família com destaque no hipismo brasileiro. Seu avô é Luiz Felipe de Azevedo, membro da equipe medalhista olímpica do Brasil em Atlanta-1996 e Sydney-2000.

Mãe e filho no desempate pelo principal título do fim-de-semana

Celine de Schoonbroodt de Azevedo sharjah luiz de azevedo neto
Celine de Schoonbroodt de Azevedo, mãe e esposa de cavaleiros brasilerios foi vice-campeã (Foto: Divulgação)

Na primeira fase do Grand Prix H.H. Sharjah Ruler Cup, Celine de Schoonbroodt de Azevedo, com Deesse des Embruns, e Luiz Felipe de Azevedo Neto, montando Valentino Massuere, passaram ileso assim como outros 12 atletas. No desempate pelo título, foram oito pontos para Luiz Felipe, que completou em 55s81, garantindo assim um 12º lugar que valeu 1.647 euros para o atleta.

Por outro lado, Celine também zerou e ficou com a prata e 32.940 euros ao completar em 50s70. Os irlandeses Michael Pender e Shane Breen levaram ouro e bronze da disputa que distribuiu 164.700 euros para os 12 primeiros colocados.

Luiz Felipe de Azevedo Filho sharjah
Luiz Felipe de Azevedo Neto em ação (Foto: Divulgação)

Já o pai e esposo, Luiz Felipe de Azevedo Filho, com Sierra du Piedroux Z ficou em 22º lugar, ao acumular quatro pontos e terminar o percurso em 78s02. Outras duas brasileiras participaram do torneio. Luciana Diniz, com Clair de Lune 11,  também teve uma falta e quatro pontos perdidos. Ao completar em 78s62, ela terminou em 25º. Já Mariana Chaves cometeu quatro faltas e ainda perdeu dois pontos por tempo. Ela ficou em 35º com 18 pontos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Luiz Felipe de Azevedo Neto é destaque brasileiro em prova preliminar

A prova preliminar da Copa do Mundo de Sharjah neste domingo (18) foi o UAE Equestrian and Racing Fédération Winning round, também um CSI5*. Luiz Felipe de Azevedo Neto ficou em 15º, enquanto seu pai foi desclassificado e a mãe terminou em quarto lugar. Luciana Diniz e Mariana Chaves não participaram.

Luiz Felipe de Azevedo Neto, com Pandora Boy Z, quase entrou na zona de premiação ao terminar em 15º lugar, com quatro pontos perdidos. Ele completou o trecho em 84s98. Apenas os 12 primeiros dividiram o prêmio de 100 mil euros.

Já seu pai, Luiz Felipe de Azevedo Filho, montando Hoselinde abandonou a prova. Foram 28 atletas que iniciaram, mas 25 terminaram. O irlandês Michael Pender venceu, com David Simpson, também da Irlanda, e Sophie Hinners, da Alemanha, completando o pódio.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Hipismo