Siga o OTD

Hipismo

Time Brasil de Salto é campeão da Copa das Nações de La Baule

Marlon Zanotelli, Rodrigo Pessoa, Stephan Barcha e Yuri Mansur faturaram o ouro, batendo demais 10 fortes equipes mundiais.

(Divulgação/CBH)

Nesta sexta-feira (9), o Time Brasil triunfou na Copa das Nações do CSIO5* de La Baule, na França. Em emocionante desempate com a Suécia, campeã mundial e olímpica, e Bélgica, o Brasil – liderado pelo chefe de equipe Pedro Paulo Lacerda e o técnico Philippe Guerdat – foi o grande campeão da Copa das Nações 5* na França.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Largaram pelas cores do Brasil pela ordem: Marlon Zanotelli com Grand Slam VDL, uma falta na 1ª passagem e zero na 2ª; Yuri Mansur com Miss Blue-Saint Blue Farm, também uma falta na 1ª passagem e zero na 2ª; Stephan Barcha com Chevaux Primavera Montana Império Egípcio, com uma só falta a cada passagem; E fechando a rodada com o campeão olímpico Rodrigo Pessoa com Major Tom, que a exemplo de seu desempenho no CSIO5* St Gallen há uma semana, quando o Brasil foi vice, garantiu duplo zero.

Com o resultado, o Time Brasil fechou com oito pontos, mesmo resultado da campeã mundial e olímpica Suécia e da Bélgica. Conforme a regra, cada equipe escalou um conjunto para o desempate. Marlon Zanotelli, campeão pan-americano, montando Grand Slam partiu com tudo e estabeleceu a marca a ser batida: pista limpa, 31s39. Pela Bélgica, Wilm Vermeir com IG van het Steentje zerou em 31s88 e finalmente, o campeão mundial Henrik von Eckermann com Iliana cruzou a linha de chegada, em 30s52, mas com uma falta. Assim, estava definido o placar: ouro para o Brasil, prata para Bélgica e bronze para Suécia.

Rumo ao Pan

Além disso, as Copas das Nações e outros GPs importantes no exterior fazem parte da preparação e observação para formação do Time Brasil no Pan-Americano de 2023 . As provas do hipismo no Chile acontecem em San Isidro de Quilota, na região de Santiago, entre os dias 20/10 e 6/11. O Salto está agendado para ocorrer entre 31/10 e 4/11. Pedro Paulo Lacerda é o chefe do equipe e Phillipe Guerdat, o técnico do Time Brasil. Os três primeiros países no Pan garantem vaga nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

*Com informações da Confederação Brasileira de Hipismo

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Hipismo