Siga o OTD

Hipismo

Após oito anos, Pedro Vennis aposenta Quabri de L’Isle

Em evento em Genebra, Pedro Vennis se despede e aposenta Quabri de L’Isle, montaria com quem conquistou vários título, de maneira emocionante

Pedro Vennis
(Wander Roberto/COB)

Uma despedida emocionante. Neste sábado (11), o ganharão de 18 anos, Quabri de L’Isle se despediu das pistas durante uma cerimônia no CHI de Genève, templo do hipismo mundial na Suíça. Sobre a sela, estava o cavaleiro olímpico e amigo de longa data, Pedro Vennis. Emocionado, o atleta não conteve as lágrimas ao se despedir do parceiro. Juntos, o conjunto foi campeão de muitos concursos importantes, incluindo o Rolex Grand Prix de Genebra, em 2016, um dos prêmios mais importantes e lembrados de suas carreiras.

Quabri é há anos um dos cavalos mais consistentes do mundo, tendo participado por duas vezes dos Jogos Olímpicos. Recentemente, em Tóquio, no Japão, o garanhão ficou em 6º lugar por equipes. Nas Olimpíadas do Rio, em 2016, ele ficou em 5º lugar por equipes. Quabri ainda venceu a BMO Nations Cup em Spruce Meadows em 2015, o Longines Challenge Cup em Barcelona em 2016, a Longines FEI Nations Cup de La Baule em 2018, a Longines FEI Nations Cup de Geesteren em 2019, bem como o ouro da equipe para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos em Lima em 2019. Clique aqui e confira todos os resultados do Campeão.

Despedida emocionante de Quabri de L’Isle em Genebra. (Img: T. Van Halle)

-‘Mais um sonho realizado’, diz Hebert Conceição sobre ida ao profissional

‘Ele me fez realizar vários sonhos’

Em conversa com a CBH, após o evento, Pedro Vennis disse que está com Quabri há 8 anos. “Ele chegou pra mim com 10 e se aposenta agora aos 18 anos. Nesse período, ele me trouxe muitas alegrias. É difícil pensar em um único momento, mas se fosse pra escolher um talvez o grande prêmio de Geneve, em 2016. Um cavalo especial como ele muda a vida de um cavaleiro. Nesses 8 anos, ele foi o meu melhor amigo. Ele me fez realizar vários dos meus sonhos de infância. É um cavalo muito nobre”, destacou. Vennis ainda contou sobre os planos a partir de agora. “Ele vai pra Bélgica servir como garanhão e quando acabar a estação de monta, ele vai pra Espanha ficar comigo e descansar”, finalizou.

Em abril de 2020, durante uma live realizada pelo Canal do Hipismo, Pedro Veniss comentou sobre a parceria com Quabri ao longo dos anos. Na ocasião, o cavaleiro contou que o animal é o garanhão com o melhor caráter que já havia visto. “O Quabri pode chegar no paddock (piquete), relinchar um pouco ou até ir pra cima de algum cavalo, mas ele tem um amor ao ser humano que é incrível. Tudo o que você pede pra ele, ele faz. Se eu pedir pra ele saltar uma casa, ele vai tentar saltar. Se chegar um dia e você não estiver muito bem e falar pra ele: Quadri, me ajuda aí, me dá uma mão que hoje eu não estou muito legal, ele vai te dar a mão. Ele é um cavalo muito generoso”, ressalta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Na live, Pedro Vennis ainda comentou sobre a personalidade de Quabri. “Eu acredito muito que cada cavalo é de um jeito e o bom cavaleiro é aquele que consegue entender cada cavalo. Ele é muito brincalhão, não tem maldade. Quanto mais você deixa ele à vontade, mais ele se sente bem e mais ele se sente importante e forte. Então, pode ter certeza, quando o Quabri está relinchando, pode contar com ele que ele tá bem”, brinca.

Veja como foi a despedida de Quabri de L’Isle

Mais em Hipismo