Siga o OTD

Hipismo

Francisco Musa leva ouro e bronze em torneio na Holanda

Em dia repleto de competições de hipismo na Europa, cavaleiro subiu duas vezes no pódio. Thiago Ribas também ficou entre os três melhores

Francisco Musa -Copa das Nações de Hipismo
Francisco Musana subiu duas vezes ao pódio na Holanda (Divulgação CBH)

A quinta-feira (10) foi repleta de competições de hipismo na Europa. Com torneios na Holanda, Espanha, Bélgica e França, o destaque brasileiro foi Francisco Musa. O cavaleiro conquistou um ouro e um bronze em uma das competições em Peelbergen e colocou o país no pódio duas vezes.

No contra-relógio com obstáculos a 1,40 m, Francisco Musa foi imbatível. Montando Catch Me Imperio Egipcio, o brasileiro completou a disputa com a marca de 58s24, sem penalidades, e foi o campeão. Na mesma prova, Thiago Ribas foi o sétimo colocado, com 63s56. 

Na disputa em duas fases com obstáculos até 1,35 m, Francisco Musa ficou com o bronze. Nela, o brasileiro e Filou Imperio Egipcio completaram a primeira parte com a marca de 48s50 e a segunda fase com o tempo de 30s98, ambas sem penalidades. 

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Outro brasileiro que subiu no pódio na Holanda foi Thiago Ribas. Na prova em duas fases com obstáculos até 1,40 m, o caveleiro brasileiro foi bronze. Fazendo conjunto com Dreambrina, Thiago fez a marca de 44s17, na primeira parte, e 30s88, na segunda. Na mesma prova, Camila Benedicto foi a 11ª colocada. 

Já na prova em duas fases com obstáculos até 1,20 m, Ana Eliza Ramos foi o destaque brasileiro. Montando Valiska Imperio Egipcio, a amazona fechou a prova com 49s89, na primeira fase, e 40s11, na segunda, e foi a quinta colocada. Na mesma prova, Thiago Ribas foi o 12º. 

Thiago Ribas da Costa
Thiago Ribas da Costa segue bem no concurso de saltos internacional Peelbergen (Facebook/thiago.ribasdacosta)

Na disputa em duas fases com obstáculos entre 1,10 m e 1,20 m com cavalos ente cinco e seis anos, o melhor brasileiro foi Thiago Ribas. Fazendo conjunto com Obama, o cavaleiro fechou a primeira parte em 44s59 e a segunda em 32s43 e foi o sétimo colocado. Na mesma prova, Victor Luminatti foi o 10º. 

+ Setembro Amarelo: precisamos falar de depressão no esporte

Espanha

Único brasileiro competindo em Cádiz, na Espanha, Felipe Guinato conseguiu bons resultados. Na prova com obstáculos até 1,35 m, o brasileiro foi o oitavo melhor. Na disputa, fazendo conjunto com CityLight 3, Felipe completou o percurso em 68s68, sem penalidades. 

Um pouco mais cedo, na disputa com obstáculos até 1,45 m, o cavaleiro brasileiro, que montou Bigstar, completou o percurso com o tempo de 75s15, sem penalidades, e foi o 14º colocado. 

Bélgica 

No torneio disputado na Bélgica, Eduardo de Menezes acabou a disputa do CSIYH1* -6Y- Two Phases Special 1.20m na 21º posição. Na prova, o cavaleiro brasileiro, que montou Evian Z, completou o percurso com o tempo de 39s00, com quatro pontos de penalidade, na primeira parte, e 41s71, sem penalidade, na segunda. Na mesma prova, Bernardo de Resende foi o 24º. 

Eduardo Menezes Cavaleiro Hipismo Saltos Tóquio
Eduardo de Menezes foi outro brasileiro que competiu na Bélgica (Jacquie Porcaro/Haras Mystic Rose)

Já na CSIYH1* -7Y- Two Phases Special 1.30m, Eduardo Menezes teve o desempenho um pouco pior. Na prova em questão, o cavaleiro brasileiro montou Chacco’s Charlie PS e completou o percurso com a marca de 36s60, na primeira parte, e com 38s45 com quatro pontos de penalidade, na segunda, e foi o 26º colocado. 

França

Em mais uma semana de competições em Saint Tropez, Yuri Mansur, Pedro Veniss e Karina Johannpeter foram os representantes do país. Na disputa do CSI2* – Faults & Time – 1.30m, o melhor atleta do Brasil foi Mansur. 

Yuri Mansur competiu na França (Acervo pessoal)

Montando Vitiki, o cavaleiro completou o percurso com o tempo de 65s25, sem penalidades, e acabou na 22ª colocação. Já Karina Johannpeter encerrou sua participação com a 28ª posição. 

Karina Johannpeter fica em 5ª em prova a 1.45m, na Espanha
Karine Johannpeter competiu na França (Divulgação FEI)

Na disputa  do CSI4* – Special Two-Phase – 1.40m, mais uma vez, Yuri Mansur foi o destaque. Montando Qh Alfons Santo Antonio, o brasileiro completou a primeira fase do percurso com o tempo de 35s29 e com 45s87 na segunda, sem cometer penalidade em ambas, e foi o 20º. Na mesma disputa, Pedro Veniss foi o 28º. 

Mais em Hipismo