Siga o OTD

Handebol

Thiagus Petrus denuncia caso de racimo durante o Sul-Centro

Capitão Thiagus Petrus revela que foi vítima de racismo durante a final do Sul-Centro Americano de handebol

Thiagus Petrus com o troféu do Sul-Centro Americano de handebol; ele foi vítima de racismo durante a final contra a Argentina
(Foto: Instagram/CBHb)

Capitão da seleção brasileira de handebol masculino, Thiagus Petrus foi vítima de racismo durante a disputa do Campeonato Sul-Centro Americano da modalidade, realizado na última semana, em Buenos Aires, na Argentina. Através de publicação em seu Instagram, o jogador revelou que torcedores argentinos lhe enviaram mensagens com xingamentos racistas e jogaram bananas em quadra durante a final da competição, vencida pelo Brasil sobre os donos da casa.

“No final do último jogo, foram jogadas três bananas na quadra que eu vi. Pode ser que tivesse mais alguma. Se isso não fosse suficiente, recebi mensagens discriminatórias e coloco apenas uma delas que recebi. Difícil estar feliz com esse tipo de situação, mas certo de que estou no caminho certo se a minoria racista fica incomodada com o meu trabalho e dos meus companheiros”, escreveu o lateral esquerdo, que atua no Barcelona.

Na mensagem compartilhada, que foi recebida através de seu direct, Petrus é chamado de “macaco” por um torcedor. “Mono [macaco], macacooooo da selva. Voltem para lá, macaco de merda. Macacoooooo”, proferiu o argentino – que não teve a identidade revelada. O torcedor também inseriu emojis de gorila na sequência.

COB repudia

Tão logo Petrus denunciou o caso na manhã desta terça-feira (23), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) se manifestou em suas redes sociais repudiando e condenando o racismo.

“Não há espaço para preconceito e é absurdo que, em 2024, ainda sejam vistos casos de discriminação e injúria no esporte ou em qualquer esfera da sociedade. O COB ressalta que esse tipo de violência não deve ser tolerada e pede que as autoridades competentes investiguem e ajam de acordo com a gravidade do caso. Racismo é crime. Combatê-lo diariamente é dever de todos nós”, disse o COB.

Confederação toma provicências

No fim da tarde desta terça-feira, a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) emitiu nota repudiando os acontecimentos da final do Sul-Centro Americano e se solidarizou com Thiago Petrus e os demais membros do time brasileiro. Além disso, a entidade também oficializou a Coscabal (Confederação Sul-Centro Americana) e a IHF (Federação Internacional) para que medidas sejam tomadas. 

“A CBHb está oficializando a Confederação Sul Centro Americana de Handebol (Coscabal), que organizou a competição, e a Federação Internacional de Handebol (IHF), como órgão máximo da modalidade no mundo, para que tomem as devidas providências no sentido de coibir estes graves atos. Não podemos permitir que episódios deste tipo se repitam”, diz trecho do informativo. Confira a nota completa aqui.

Brasil vence em quadra

Em quadra, o Brasil venceu a Argentina por 28 a 26 e conquistou o bicampeonato do Sul-Centro Americano, em plena casa do adversário. Foi uma revanche em relação aos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, quando a seleção verde-amarela acabou derrotada e não conseguiu garantir vaga direta para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Além do título do Sul-Centro, o Brasil também se classificou para o Mundial de handebol do ano que vem, que ocorrerá na Croácia, Dinamarca e Noruega.

Além do caso de racismo, Thiagus Petrus também denunciou condições ruins para a disputa do campeonato, alegando que houve muitos jogos em um espaço muito curto de tempo, com atraso no transporte e comida e instalações inadequadas para uma competição de alto nível.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Handebol