Siga o OTD

Handebol

Conheça os adversários do Brasil no Pré-Olímpico Masculino

Doze países entrarão na disputa em busca de seis vagas para as Olimpíadas de Paris-2024

Brasil, um dos participantes do Pré-Olímpico Masculino de handebol (Gaspar Nóbrega/COB)
(Gaspar Nóbrega/COB)

A Federação Internacional de Handebol confirmou os grupos e todos os participantes do Pré-Olímpico Masculino, onde seis vagas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 entrarão em disputa. O torneio ocorrerá entre os dias 14 e 17 de março em três sedes diferentes, ainda não definidas.

Dessa forma, cada competição terá quatro equipes. Elas jogarão entre si e as duas melhores colocadas irão garantir seu lugar no evento multiesportivo da capital francesa. O Brasil está na primeira disputa e irá enfrentar Espanha (bronze no último Mundial), Eslovênia (10ª colocada) e Bahrein (vice-campeão do Pré-Olímpico Asiático).

Além disso, a seleção brasileira já poderia ter se classificado às Olimpíadas de Paris, caso tivesse sido campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Porém, na grande decisão da competição, a equipe perdeu para a Argentina por 32 a 25, que assegurou seu lugar nos Jogos Olímpicos. Pouco tempo depois, no último dia 20, o Brasil deu o troco e venceu os argentinos no Sul-Centro Americano, em Buenos Aires.

Outras vagas definidas

Com o fim das disputas continentais, foram definidas mais duas vagas para o torneio olímpico masculino. Primeiramente, França (anfitriã do evento), Dinamarca (campeã do último Mundial), Argentina (ouro no Pan de Santiago) e Japão (vencedor do Pré-Olímpico Asiático) já tinham seus lugares garantidos.

Agora, a Suécia se classificou por ter finalizado em terceiro lugar no Campeonato Europeu, já que as finalistas Dinamarca e França já tinham conquistado as suas vagas. Por fim, o Egito derrotou a Argélia na decisão no Torneio Africano e também pegou um lugar em Paris-2024.

*Com informações da Federação Internacional de Handebol

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Handebol