Siga o OTD

Ginástica de Trampolim

Rayan Dutra e Maria Luiza Oliveira são ouro no Trampolim

Rayan Dutra (57.570) e Maria Luiza Oliveira (52.400) foram aplaudidos de pé após apresentações no Brasileiro de Ginástica de Trampolim

Rayan Dutra é campeão brasileiro de ginástica de trampolim (Foto: Hedgard Moraes/MTC)
(Foto: Hedgard Moraes/MTC)

Ocorreram hoje (11) as finais individuais no Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim. A categoria olímpica reuniu diversos atletas olímpicos e torcedores na Arena UniBH, em Belo Horizonte, para acompanhar as apresentações. Na disputa masculina Rayan Dutra (57.570) levou o ouro após uma série aplaudida de pé pelo ginásio. Já entre as mulheres quem levou a melhor foi Maria Luiza Oliveira (52.400). A atleta desbancou a favorita Alice Gomes, que não fez uma boa série.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Final Individual Feminina

A disputa da Elite Feminina Individual foi acirradíssima. Com quase todas as atletas fazendo séries complexas e bem executadas o pódio foi decidido nos detalhes. Por isso, entre as meninas quem levou a melhor foi a Maria Luiza Oliveira, com 52.400 pontos. A atleta fez uma série fez uma série complexa, com muitos duplos e se manteve a todo momento no centro do trampolim, habilidade valorizada pelos jurados. Além disso, Maria Luiza realizou os movimentos de forma firme e segura. Por isso, Maria Luiza Oliveira se firmou como a campeã brasileira de ginástica de trampolim em 2023.

Maria Luiza desbancou a atleta olímpica Alice Gomes e levou o ouro (Foto: Hedgard Moraes/MTC)

A medalha de prata ficou com a Ana Luiza Soares. A atleta de Contagem-MG já havia ganhado o ouro também no sincronizado e, agora, levou mais uma para casa. Com uma série forte e de boa altura, a atleta realizou as acrobacias com segurança e finalizou precisa, garantindo 50.865 pontos. A atleta do Minas, Alice Albuquerque, foi quem levou o bronze com uma série bem executada ao centro do trampolim, finalizando em 49.140 pontos.

Maria Luiza fez complexa para levar o título (Foto: Hedgard Moraes/MTC)

Alice Gomes cai

A surpresa do dia ficou por conta da Alice Gomes. A atleta da Seleção Brasileira não fez uma boa prova e acabou caindo durante sua série após perder altura em alguns saltos. A pontuação de 31.780 por não concluir a série a levou ao último lugar. “Eu mudei a série, venho tentando fazer uma mais difícil. Ontem eu estava tranquila, competindo em casa… e encaixou na hora. Hoje, infelizmente, não deu mas bola pra frente, porque daqui à duas semanas vou para Portugal para a primeira Copa Do Mundo classificatória [para Paris 2024]”, comenta a atleta em conversa com o OTD.

Final Individual Masculina

O grande destaque do dia ficou novamente por conta de Rayan Dutra. O atleta fez uma série impecável, que como havia revelado ao OTD em entrevista, seria a mesma da classificatória. No entanto, ele superou ainda mais sua pontuação anterior, chegando a impressionantes 57.570 pontos. Com isso, Rayan Dutra conquistou mais um ouro na carreira e é o campeão brasileiro do individual em 2023.

“Eu trouxe minhas maiores dificuldades, minhas melhores séries nesse Brasileiro. Eu vim para fazer minha série firme e foi isso que eu fiz. Estou muito feliz!”, comemora o atleta.

Rayan Dutra comemora série forte (Foto: Hedgard Moraes/MTC)

Em seguida, o pódio foi definido nos detalhes e com um resultado apertado. Gabriel Miranda ficou com a prata fazendo 54.095 pontos em uma série complexa e um pequeno desequilíbrio na esticada final. Já Igor Ouriques conquistou o bronze com 54.025.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Final Masculina Duplo Mini-Trampolim

No “Duplo-Mini”, apelido carinhoso dado para a categoria, o grande vencedor foi o Deyvisson Gonçalves (23.900). A prova foi marcada pelos erros nos saltos, uma vez que nenhum atleta conseguiu terminar as acrobacias com perfeição. No entanto, Deyvisson foi o que mais se aproximou de concluir seu salto. O atleta apresentou um barani out carpado (mortal de meia-volta para frente) seguido por um duplo esticado (mortal de duas voltas com o corpo ereto) e finalizou com três grandes passos para trás saindo da área de aterrisagem. Apesar disso, foi o suficiente para Deyvisson conquistar a medalha de ouro na categoria.

No pódio, Wallace Celestino conquistou 20.500 pontos e ficou com a medalha de prata. Vale lembrar que, junto com Dayvisson, os dois atletas também conquistaram a medalha de bronze no trampolim sincronizado, realizado na sexta feira (9). Por último, Matheus Vieira (17.400) conquistou o bronze após um salto triplo com um erro na aterrissagem, mas suficiente para garantir a medalha. Marcos Delmar ficou em quarto e último lugar na final após não conseguir concluir o salto.

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Ginástica de Trampolim