Siga o OTD

Ginástica de Trampolim

Alice Gomes e Rayan Dutra avançam em primeiro à final do Brasileiro

Alice e Rayan lideraram a classificatória no segundo dia do Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim.

Alice Gomes é líder do classificatório com série de destaque. (Foto: Hedgard Moraes/MTC)
Hedgard Moraes/MTC

Neste sábado (10), ocorreu o segundo dia de competições do Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim. A prova mais aguardada do dia eram as disputas classificatórias do trampolim individual, a única categoria olímpica da modalidade. Os principais destaques do dia foram Alice Gomes, com 52.980 pontos e Rayan Dutra, com 57.810 pontos, ambos se classificando em primeiro lugar para a final de domingo. Além deles, também competiram outros atletas da elite mundial, como Rafael Andrade (52.980) que se classificou para a final em sexto lugar e Camilla Gomes, que não conseguiu realizar suas séries como gostaria e acabou errando seus dois saltos, portanto, não volta para a final.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Trampolim Individual Feminino

Em um dia de competições marcado por diversos erros dos atletas, Alice Gomes mostrou para que veio e fez uma primeira série impecável. A atleta olímpica apresentou saltos complexos, como os dois triplos mortais, com execuções firmes e se manteve ao centro do trampolim a todo momento, habilidade extremamente valorizadas pelos jurados. Por isso, Alice foi contemplada com 52.980 pontos que a levaram direto para a primeira posição do classificatório. Em sua segunda série, a atleta apresentou mais tranquila pela classificação precoce e acabou errando as acrobacias, portanto, teve este salto descartado.

Alice Gomes fez uma série de destaque no segundo dia de campeonato (Hedgard Moraes/MTC)

Em sequência, quem ficou com o segundo lugar foi Ana Luiza Soares. A atleta apresentou duas séries muito próximas em pontuação: 49.715 e 49.635. Em ambas ela executou uma rotina complexa e com boa forma, o que a destacou em relação as outras competidoras. No entanto, a atleta cometeu erros em ambas por perder o controle no ar e aterrissar fora da área do trampolim logo no final. No segundo um salto um pouco maior. Porém, isso não foi suficiente para tirar a vice colocação da atleta de Contagem-MG. Vale lembrar que a atleta também ganhou a medalha de ouro ao lado de Julia Rocha no primeiro dia do Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim pela categoria sincronizada. No momento, Ana Luiza havia conversado com o OTD e revelado estar nervosa para este classificatório.

Por fim, Luara Rezende completou o topo da tabela com um primeiro salto de 49.485 que a garantiu o terceiro lugar. Sua série não teve grandes erros, apenas alguns desequilíbrios que a custou poucas deduções. A atleta optou por realizar saltos mais simples porém bem executados, estratégia que deu certo e a garantiu com folga na final.

Surpresa

Ao todo, foram oito vagas para as dez competidoras da prova. Uma grande surpresa foi a não classificação da atleta olímpica Camilla Gomes, que não conseguiu executar as acrobacias de forma bem centrada no trampolim e acabou caindo nas duas séries. Em entrevista ao OTD, Camila disse estar chateada com o resultado mas pensa no mundial. “Nós atletas sempre temos uma expectativa na competição, mas hoje não foi meu dia. O foco agora é na Copa do Mundo e classificar para Paris no final do mês”, conta.

Camilla não conseguiu completar sua série e caiu nas classificatórias (Hedgard Moraes/MTC)

Trampolim Individual Masculino

No Trampolim Individual Masculino o principal destaque da classificatória foi Rayan Dutra. Nas últimas competições ele, que é a promessa da ginástica de trampolim brasileira, vem fazendo resultados incríveis e hoje não foi diferente. Em sua primeira série, Rayan apresentou uma série complexa, com execuções firmes e uma finalização perfeita. O feito o rendeu a pontuação de 57.810 e o primeiro lugar na classificatória, que o garantiu na final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Em conversa com o OTD, Rayan comentou sobre competir em casa e revelou um segredo sobre o que pretende para a final. “É legal ter a torcida, todo mundo gritando… tenho alguns amigos e familiares aqui na arquibancada, coisa que eu nunca tive antes”, disse. “Eu vou tentar fazer a mesma série que eu fiz na primeira (nas classificatórias). A segunda eu ainda estou planejando para as próximas competições também, então é normal que erre”, completa o campeão pan-americano júnior.

Rayan Dutra fez a melhor série do dia e garantiu o primeiro lugar no classsificatório (Hedgard Moraes/MTC)

O segundo lugar ficou com Igor Ouriques, que pontuou melhor em sua segunda série. O atleta apresentou acrobacias de alta dificuldade, utilizando somente o centro do trampolim e, com isso, conquistou a 54.625 pontos. A performance levantou a torcida na Arena UniBH, em Belo Horizonte. Completando o TOP 3, Diego Schimit conseguiu 53.740 pontos. Foi com uma primeira série complexa, com alguns erros de verticalidade, mas suficiente para colocar o atleta do Minas Tênis Clube como o terceiro melhor do dia.

Ao todo, oito dos doze atletas se classificaram para a final de domingo. Entre eles, o atleta olímpico Rafael Andrade em sexto lugar. Após ter errado a primeira série, o atleta apresentou uma rotina mais simples na segunda tentativa, suficiente para se classificar.

Próximos passos

No domingo (11), ocorrerão as finais do Campeonato Brasileiro de Ginástica nas categorias individuais e duplo mini-trampolim masculino à partir das 10h30 (Horário de Brasília).

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Ginástica de Trampolim