Siga o OTD

Ginástica de Trampolim

Primeiro dia do Brasileiro de Ginástica de Trampolim distribui medalhas

Ana Luiza Soares, Júlia Rocha, Gabriel Sousa e Rayan Dutra são ouro no trampolim sincronizado. Estefane Amâncio ganhou no duplo mini-trampolim.

O primeiro dia do Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim já possui medalhistas (Foto: Hedgard Moraes/MTC)
(Foto: Hedgard Moraes/MTC)

Nesta sexta (9), ocorreu em Belo Horizonte o primeiro dia do Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim. Entre as categorias de elite, já ocorreram as finais do trampolim sincronizado, nas quais levaram o ouro Ana Luiza Soares e Júlia Rocha no feminino, além de Gabriel Sousa e Rayan Dutra no masculino. Além disso, no duplo mini-trampolim Estefane Amâncio foi a grande ganhadora de uma disputa acirrada entre as mulheres. No masculino, Wallace Celestino foi o primeiro colocado dos oito atletas classificados para a final no domingo.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Finais Trampolim Sincronizado

A primeira final disputada foi a Elite Feminina no trampolim sincronizado. A dupla Ana Luiza Soares e Júlia Rocha estreou o Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim com uma rotina complexa, muito bem executada e com pequenos erros de sincronização. Ao todo, foram 41.100 pontos conquistados pela dupla que levou a medalha de ouro para casa. Em seguida, se apresentaram Jennifer Santos e Maria Eduarda Damasceno, que cometeram erros de sincronização na apresentação, além de duas quedas (uma de cada atleta). Por isso, a rotina sofreu penalizações que resultaram em uma pontuação de 37.740 e a prata. Nessa disputa, apenas as duas duplas se apresentaram.

“Não foi muito fácil, nós não estávamos adaptadas aos trampolins e também não treinamos muito o sincronizado lá [em Contagem]. Mas conseguimos vir, fazer o que foi proposto e estamos muito felizes!” conta a campeã Ana Luiza. “

A atleta volta para competir o individual, sua principal prova, no sábado mas conta que está nervosa. “Sinceramente estou bem nervosa para competir, mas estou confiante também porque sei que as séries estão prontas e é só fazer o que eu já consigo”, revela Ana em conversa com o OTD.

Em seguida, subiram ao trampolim quatro duplas masculinas. Após as rotinas, o ouro ficou com Gabriel Sousa e Rayan Dutra, que obtiveram 44.390 pontos. Além disso, o segundo e terceiro lugar foram bem disputados, com uma diferença de apenas 50 pontos. Ao todo, Rafael Andrade e Vinicius Rodrigues conquistaram 42.500 pontos com uma rotina de saltos de maior dificuldade, mas com maiores descontos em execução. Enquanto isso, a primeira dupla da categoria a se apresentar, Deyvisson Gonçalves e Wallace Celestino, realizaram saltos simples mas bem executados e garantiram o bronze com 42.450 pontos. Cauã Rodrigues e Diego Schimit ocuparam o último lugar, com 39.970 pontos.

Duplo Mini-Trampolim

Nas finais do Duplo Mini-Trampolim Feminino do Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim quem levou a melhor na foi Estéfane Amâncio. A atleta teve um primeiro salto de 22.000 pontos, o segundo obteve 21.600. Com isso, a atleta alcançou 43.600 pontos e o primeiro lugar. Maria Eduarda Damasceno ficou com a prata, com parciais de 21.500 e 21.900. Em seguida, veio Thaís Carneiro com 22.500 e 20.000, completando o pódio. Ao todo, quatro atletas participaram dessa disputa, sendo Valentina Jorge (apenas 500 pontos atrás de Thaís) a última colocada.

“A vontade de acertar, o foco para poder fazer aquilo que a gente fez nos treinos ajuda muito. Também é importante ter preparação mental para poder fazer o movimento que você tem dificuldade e conseguir acertar”, conta Estéfane ao OTD.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já no masculino, Wallace Celestino alcançou 49.700 pontos. O seu primeiro salto alcançou 24.700, seguido por 25.000 no segundo. Com esse resultado, Wallace se firmou como o primeiro colocado nessa classificatória e garantiu seu lugar na final. Em seguida, Mateus Vieira e Marcos do Mar empataram com 48.200. No entanto, pelo critério de desempate Mateus ficou à frente pelo seu segundo salto de maior valor, 25.600, contra o duplo 24.100 de Marcos. Ao todo, seis dos oito competidores conquistaram vaga para a final às 18hs no domingo. Ficaram de fora Ramon Silva (44.300), que recebeu penalidade por aterrissar o salto fora da área demarcada e João Braga (21.200), após perder seu segundo salto escorregando na borda do trampolim.

Dia 2

No sábado (10), ocorre o segundo dia de competições do Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim, sediado na arena UniBH, no Minas Tênis Clube em Belo Horizonte. Neste segundo dia a disputa será do Trampolim Individual, única categoria olímpica da modalidade. Além disso, durante todos os dias de evento as disputas juniores estão ocorrendo simultaneamente à elite.

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Ginástica de Trampolim