Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Babi Domingos bate rivais e leva o título geral do Pan-Americano

A brasileira terminou com o somatório de 130.150 e conquistou o ouro no individual geral do torneio. Na competição por equipes, o Brasil superou o Estados Unidos

Barbara Domingos em ação na disputa da fita na Copa do Mundo de Cluj-Napoca (Ricardo Bufolin/CBG)
(Ricardo Bufolin/CBG)

Deu Brasil na Guatemala! A ginasta brasileira Bárbara Domingos derrotou a estadunidense Rin Keys e levou a medalha de ouro no individual geral do Pan-Americano de ginástica rítmica. Após a realização das provas dos quatro aparelhos, ela terminou com o somatório de 130.150 para ficar com o título continental. A jovem Maria Eduarda Alexandre, de apenas 17 anos, acabou com o bronze, enquanto Geovanna Santos finalizou no quarto lugar.

Nesta sexta-feira (7), Babi, Geovanna e Maria começaram a disputa do individual geral com as provas do arco e da bola. Depois, elas seguiram para as apresentações deste sábado (8), onde conquistaram suas notas nas maças e na fita. Logo abaixo do ouro de Bárbara, Maria Alexandre foi bronze ao encerrar com 129.550, 0.050 abaixo do somatório de Rin Keys, que ficou com a prata. Já na disputa por equipes, o Brasil finalizou na frente dos Estados Unidos e do Canadá.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBEXINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Provas das maças e da fita

Na prova das maças, Geovanna Santos cometeu uma queda de aparelho logo no início da apresentação e atingiu a nota de 30.650. O mesmo ocorreu com a jovem Maria Eduarda Alexandre, que deixou uma das maças cair nos últimos segundos da sua tentativa e acabou com a pontuação de 32.350. Bárbara Domingos, por sua vez, também perdeu o aparelho na reta final da apresentação e alcançou 32.200 de nota.

Mais tarde, as três ginastas brasileiras encerraram o dia competindo na prova da fita. Jojô foi a primeira a se apresentar. Com uma execução sem grandes falhas, ela obteve a pontuação de 28.750. Depois, Maria Alexandre concluiu sua série sem maiores dificuldades e fechou sua participação com 30.750. Por fim, Babi cometeu algumas imprecisões, mas finalizou com a nota de 31.400, o que a deu o título do individual geral.

Brasil leva a prata no conjunto geral

No conjunto misto (três fitas + duas bolas), o Brasil realizou uma boa apresentação, mas cometeu um erro ao deixar uma das fitas cair para fora da área de competição. Assim, o time brasileiro, que é formado por Duda Arakaki, Deborah Medrado, Nicole Pircio, Victoria Borges e Sofia Madeira, recebeu a nota de 31.650. Elas ficaram atrás do México, que obteve 32.700 e levou o título do conjunto geral com 67.150, contra 65.950 das brasileiras. A Colômbia foi bronze com 51.050 e conquistou sua primeira medalha na história do Pan-Americano de ginástica rítmica.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Ginástica Rítmica