Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Conjunto brasileiro conquista o ouro na Challenge Cup de Portimão

Com apresentação ao som de “I Wanna Dance With Somebody”, Brasil leva ouro nos cinco arcos da etapa da Copa do Mundo

meninas do conjunto brasileiro durante apresentação dos cinco arcos na Copa do Mundo de ginástica rítmica
(Foto: Klodian Latos)

A ginástica rítmica do Brasil segue fazendo história mundo afora. Neste domingo (07), o conjunto formado por Maria Eduarda Arakaki, Victoria Borges, Giovanna Oliveira, Sofia Pereira, Nicole Pircio e Julia Kurunczi conquistou a medalha de ouro na disputa dos cinco arcos da Challenge Cup de Portimão, em Portugal. É um feito inédito para a modalidade no país.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A equipe brasileira chegou à final sem tanto favoritismo, após ser sétimo colocado na qualificatória dois dias antes. No entanto, as meninas brasileiras fizeram uma grande apresentação ao som de “I Wanna Dance With Somebody” e levaram o ouro. Elas marcaram 34.600 pontos, 0.150 a frente da Espanha, segunda colocada. Por fim, a Itália completou o pódio dos cinco arcos, com 33.800.

Esta é a primeira vez que o Brasil conquistou a medalha de ouro em uma etapa da Challenge Cup, competição de grande importância no cenário mundial da ginástica rítmica. Este mesmo conjunto brasileiro já havia conquistado a medalha de bronze na série mista (bolas e fitas) na Copa do Mundo da Grécia, em março deste ano.

Ainda neste domingo, Geovanna Santos ficou em sexto lugar na final da fita em Portimão, com 28.400. A vencedora foi a alemã Darja Varfolomeev, com 31.200. Embora não tenha participado da competição portuguesa, vale destacar que a brasileira Barbara Domingos conquistou duas importantes medalhas neste aparelho neste ano. Ela foi medalhista de ouro no Grand Prix de Thiais, na França, e bronze na Copa do Mundo de Sofia, na Bulgária.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Ginástica Rítmica