Siga o OTD

Ginástica Rítmica

GR realiza estágio de treinamento para as categorias de base

Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) promoveu um estágio de treinamento para atletas das categorias infantil e juvenil

Delegação do estágio de treinamento da ginástica rítmica posa para foto
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

 A Ginástica Rítmica do Brasil fecha o ano cuidando de seu futuro. Nesta semana, a CBG realiza um Estágio de Treinamento que reúne 20 ginastas das categorias infantil e juvenil (12 a 14 anos) e 13 treinadores em Aracaju. As atividades começaram no dia 8 e se estenderão até o dia 16.

+ Nicholas Santos se aposenta com quarto título mundial nos 50m borboleta

A programação, bastante abrangente, envolve testes nutricionais, palestras e trabalhos de técnica e expressão corporal, de manejo de aparelhos e ballet, entre outras várias atividades. “Nossa preocupação é orientar trabalhos de base, como técnica corporal de base, técnicas de aparelhos de base, trabalhos de flexibilidade específica e coordenativos. O grande objetivo aqui é fornecer uma base sólida para que as ginastas possam trabalhar, e transmitir aos treinadores a forma correta de ensinar”, disse Márcia Aversani, Coordenadora de Ginástica Rítmica da CBG.

Um dos conteúdos lúdicos da programação envolve danças folclóricas. “A gente tem uma preocupação com a parte cultural também. Cada ginasta vai mostrar danças folclóricas de sua região. É uma forma de as meninas conhecerem um pouco mais sobre esses ritmos. Futuramente poderão contribuir para a construção de coreografias baseadas nessas danças”, disse Márcia.

Desde 2019, a CBG vem realizando estágios de treinamento para as principais ginastas das categorias infantil e juvenil. “A gente vem aperfeiçoando a cada ano a organização, refinando a programação para proporcionar a melhor base possível para essas atletas”, disse Márcia, responsável pela coordenação do Estágio de Treinamento ao lado de Camila Ferezin, treinadora da Seleção Brasileira Adulta de Conjunto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Ginástica Rítmica