Siga o OTD

Natação

Nicholas Santos é ouro nos 50m borboleta em Melbourne

Aos 42 anos, o brasileiro Nicholas Santos ganhou seu quarto ouro no Mundial de natação de piscina curta nos 50m borboleta

Nicholas Santos ergues os braços para comemorar mais um ouro no Mundial de natação em piscina curta
(Foto: divulgação/World Aquatics)

O brasileiro Nicholas Santos escreveu mais uma vez seu nome na história da natação internacional. Aos 42 anos, ele venceu a final dos 50m borboleta masculino no Mundial de piscina curta em Melbourne, na Austrália, quebrando o recorde do campeonato. Esse é o quarto título de Nicholas na prova, que ampliou sua marca como o atleta mais velho a ser campeão mundial de natação.

Nicholas Santos se classificou em quarto lugar para a disputa da final desta quarta-feira (14). Na decisão, o brasileiro bateu primeiro na parede da piscina e conseguiu um tempo de 21s78, novo recorde do Campeonato Mundial e apenas três centésimos atrás do seu próprio recorde mundial. O suíço Noe Ponti ficou em segundo lugar (21s96), com o húngaro Sebastian Szabo completoando o pódio (21s98).

Após a prova, Nicholas Santos anunciou sua aposentadoria da natação. “Estou ficando velho e deixando isso para os garotos. Eu estava tentando quebrar o meu recorde mundial. Estava perto, mas não era fácil. Tentei várias vezes. Eu deixo a natação aos 42 anos muito feliz e orgulhoso”, afirmou o nadador.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nicholas encerra a carreira com 12 medalhas em Mundiais de natação em piscina curta: 6 ouros, 3 pratas e 3 bronzes. Além de quatro ouros e uma prata nos 50m borboleta, ele conquistou um bronze em 2004 nos 50m livre e duas medalhas de cada cor em provas de revezamento. Em mundiais de piscina longa, Nicholas teve quatro medalhas (três pratas e um bronze), todas nos 50m borboleta.

Revezamento feminino fica em sétimo lugar

Nesta quarta, o Brasil também esteve na final do revezamento 4x200m livre feminino com Stephanie Balduccini, Giovanna Diamante, Gabrielle Roncatto e Aline Rodrigues. Stephanie abriu mal para o Brasil, com uma parcial de 1min58s05. O Brasil melhorou sua posição na prova com Giovanna (1min56s59) e Gabrielle (1min56s46) e fechou com Aline (1min57s73). No total, as brasileiras fizeram um tempo de 7min48s83, ficando meio segundo atrás do recorde sul-americano que haviam quebrado nas eliminatórias.

A medalha de ouro foi para a Austrália. Madison Wilson, Mollie O’Callaghan, Leah Neale e Lani Pallister conseguiram um total de 7min30s87, estabelecendo um novo recorde mundial. Prata para o time do Canadá (7min34s47) e bronze para os Estados Unidos (7min34s70).

+ Veja como foram as eliminatórias desta quarta-feira

Semifinais

Na sessão noturna desta quarta, também teve três brasileiros participando de semifinais, mas eles não avançaram para a disputa de medalhas. Nos 100m peito, Caio Pumputis foi o 11º colocado, com um tempo de 57s59. Nos 100m livre feminino, Stephanie Balduccini terminou na 16ª colocação, com 53s64. Pedro Spajari ficou na mesma posição nos 100m livre masculino, com 47s32.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Natação