Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Conjunto brilha e vai à final das cinco bolas na Copa do Mundo de Baku

Conjunto apresentou nova série nas cinco bolas e terminou em oitavo na Copa do Mundo. Natália e Babi ficaram fora das finais

Conjunto brasileiro - Copa do Mundo de ginástica rítmica
(Instagram/deborahmedradobarbosa)

Nesta sexta-feira (7), começou a etapa de Baku, no Azerbaijão, da Copa do Mundo de ginástica rítmica. O Brasil foi em peso para a competição e o grande destaque foi o conjunto brasileiro, que se classificou para a final das cinco bolas. No individual, Natália Gaudio e Bárbara Domingos competiram no arco e na bola, mas acabaram ficando fora das finais.

Apresentando uma série nova, o conjunto brasileiro obteve nota 38.550 nas cinco bolas. A equipe chegou a ficar na segunda colocação na disputa e acabou na oitava e última posição classificatória para a final. O resultado é o mais alto já registrado por um conjunto do continente americano no atual ciclo olímpico. Em primeiro lugar, ficou a Bulgária, com 45.550, seguida da Itália e do time da casa.

Veja a prova:

O Brasil enfrentou diversas dificuldades na preparação, e não pôde participar das duas primeiras etapas (Sófia e Tashkent) devido a casos de covid-19 no grupo. Assim, três ginastas do grupo titular foram substituídas para Baku. As atletas que competiram nesta sexta-feira (7) foram: Maria Eduarda Arakaki; Beatriz Linhares da Silva; Bárbara Galvão; Deborah Medrado; Gabrielle Moraes da Silva e Geovanna Santos da Silva.

Além disso, vale destacar que o Brasil conseguiu ficar à frente dos Estados Unidos, que tiveram nota final 31.600. O país é adversário direto das brasileiras na briga por uma vaga nos Jogos de Tóquio-2020, que será definida no Campeonato Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 11 de junho.

+Mesmo vacinados, atletas dos Jogos Tóquio-2020 serão testados diariamente

A grande final acontece neste domingo (9), e começa às 6h10 (de Brasília). E no sábado, o conjunto brasileiro disputa o qualificatório na prova dos três arcos e duas maças, podendo garantir, então, mais uma vaga na decisão.

Natália e Bárbara fora das finais

No individual, o Brasil acabou não avançando para as finais no primeiro dia da etapa de Baku da Copa do Mundo de ginástica rítmica. Nos arcos, Bárbara Domingos obteve a nota de 21.850, ficando na 24ª colocação geral. Já Natália Gaudio fez 21.050, terminando na 31º posição. Na bola, Babi perdeu o aparato no final da série, terminando, assim, apenas no 49º posto geral, com 18.350. E por fim, Natália obteve nota total de 20.450, ficando em 37º lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Assim, com os resultados, Natália Gaudio e Bárbara Domingos ficaram de fora da final do individual geral. Elas terminaram em 33º e 38º lugar, com 41.500 e 40.200, respectivamente. Neste sábado (8), elas voltam à quadra para a disputa das maças e das fitas, tentando garantir pelo menos uma vaga na final para o Brasil.

Mais em Ginástica Rítmica