Siga o OTD

Ginástica Rítmica

De olho na base, GR tem 2ª edição de estágio de treinamento

Por uma semana, atletas de 13 e 14 anos trabalharão com técnicos da seleção brasileira no Centro Nacional de Treinamento, em Aracaju

Estágio de Treinamento de Ginástica Rítmica
Estágio de Treinamento de Ginástica Rítmica em Aracajú (Ricardo Bufolin/CBG)

Após o sucesso da primeira edição do estágio de treinamento de ginástica rítmica realizado no Centro Nacional de Treinamento, em Aracaju, no ano passado, a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), em parceria com a área de desenvolvimento do COB (Comitê Olímpico do Brasil), dá continuidade a esse trabalho com a segunda edição, que teve início nesta segunda-feira, (7), no mesmo local, e se estende até o próximo dia 14.

“Um esporte vitorioso é aquele que investe na base e no alto rendimento. Assim, o estágio de treinamento de ginástica rítmica vem justamente ratificar isso. Estamos reunindo as atletas juvenis (13 e 14 anos) e treinadores que mais se destacaram nos Campeonatos Brasileiros no ano passado. Assim, continuaremos mapeando a base, capacitando os treinadores e definindo as ginastas que irão representar a base do Brasil nos eventos internacionais em 2021”, disse a presidente da CBG, Luciene Resende 

+Veja todas as notícias sobre ginástica rítmica

Foram convocadas, a partir dos Campeonatos Brasileiros de 2019, as sete primeiras ginastas nas disputas individuais das categorias infantil e juvenil. Foram chamados também os conjuntos campeões brasileiros nas categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil. E três ginastas convidadas dos conjuntos medalhistas de prata no infantil e juvenil.

Metas e objetivos

Dessa forma, uma das metas para este estágio é reforçar a preparação física e técnica visando os Campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano da categoria juvenil. Assim, o objetivo é potencializar as ginastas em condições de representar o país numa competição estratégica, os recém-criados Jogos Pan-Americanos Júnior. A primeira edição será realizada em setembro de 2021, em Cali, na Colômbia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“O objetivo é proporcionar a todos a chance de trabalhar com os treinadores das seleções brasileiras, criando um padrão. Serão enfatizados o trabalho corporal e com aparelhos, a expressão corporal e as vivências coreográficas”, concluiu a coordenadora do estágio de treinamentos da ginástica rítmica, a professora Márcia Aversani.

Mais em Ginástica Rítmica