Siga o OTD

Ginástica Artística

De Pira a Paris: Diogo Soares consolidado na elite da ginástica

Após top-10 no Campeonato Mundial de ginástica artística, Diogo Soares busca evoluir para “chegar em Paris grandão”

Diogo Soares comemora após acertar prova no Mundial de ginástica artística
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

O brasileiro Diogo Soares conseguiu um grande resultado no Campeonato Mundial de ginástica artística em Antuérpia, na Bélgica. O ginasta ficou em 10º lugar na final do individual geral, consolidando o seu nome de vez na ginástica mundial. Agora, Diogo foca em evoluir na modalidade de olho nos Jogos Olímpicos Paris-2024.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Diogo Soares é natural de Piracicaba, no interior de São Paulo, onde começou na ginástica artística na academia do seu técnico Daniel Biscalchin. O atleta teve sua primeira grande competição nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018, quando conquistou a medalha de prata na barra fixa e o bronze no individual geral. Em seguida, em 2019, o atleta se tornou vice-campeão mundial júnior nas argolas. Diogo seguiu evoluindo quando chegou na categoria adulta, participando dos Jogos Olímpicos de Tóquio e se tornando um dos principais nomes da equipe brasileira neste ciclo. No Mundial de 2023, a equipe brasileira não conseguiu a classificação para Paris-2024, mas Diogo Soares foi o melhor ginasta do país no individual geral, garantindo sua segunda participação em uma Olimpíada.
+ Palmeiras estreia com vitória na Libertadores Feminina
+ Beatriz Comanche vai ao pódio no Mundial Júnior de judô
+ Brasileiras avançam de fase no Mundial de skate park em Roma
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Diogo Soares se apresenta na barra fixa no Mundial de ginástica artística
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Resultado surpreendente

Na qualificação do Mundial, Diogo Soares conseguiu a última vaga na final do individual geral. Mas na final, o brasileiro melhorou o seu desempenho para conseguir a décima colocação. “Estou, acima de tudo, muito feliz. Não poderia haver um cenário melhor, este é o melhor possível. Aprendi a valorizar e a olhar tudo em volta. Sempre tem um lado bom. Os pequenos erros que houve na competição fazem parte dela e da minha evolução. Não esperava de maneira alguma este resultado. Ele me pegou muito de surpresa, ainda mais porque me classifiquei em 24º. Por um pouquinho não fiquei de fora da final. O sentimento que predomina agora é o de gratidão. Todo mundo ajudou e acreditou. Quando eu não estava acreditando, alguém me ajudou a acreditar”, disse o jovem atleta.

Diogo Soares teve uma lesão no pé no meio do ano que atrapalhou sua preparação para o Mundial. Mas o ginasta conseguiu se recuperar a tempo de disputar a competição e se classificar para Paris. “Ele passou por muitos desafios esse ano. Mas recebemos muito apoio. A equipe interdisciplinar foi maravilhosa. Cuidaram da mente e do pé dele da melhor forma possível. Assim, conseguimos reverter e ir com tudo. Até brinquei com ele, como classificou em 24º, qualquer coisa que viesse seria lucro e isso deu uma tranquilidade boa. Eu o deixei completamente à vontade para competir sem cobrar muito. Era só chegar lá e fazer o que foi treinado, passo a passo, aparelho por aparelho”, comentou o técnico Daniel Biscalchin.

“Fomos acompanhando pelo painel e vimos ele lá em cima. Terminou em décimo e isso foi muito gostoso. E o melhor é que tem campo para crescimento. Ele não está no limite dele. Então, isso nos deixa muito motivados e esperançosos quanto ao futuro”, completou o treinador.

Foco em Paris

Diogo Soares e seu técnico Daniel Bisalchin
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Com os resultados do Campeonato Mundial de ginástica artística, Diogo Soares está garantido nos Jogos Olímpicos de Paris. Dessa forma, o atleta foca agora em chega na melhor forma possível na Olimpíada. “Nosso trabalho está indo no caminho certo. Estava passando por vários momentos não muito bons. Machuquei o pé, tive questões psicológicas, mudanças na vida, de mudar de cidade, ir para o Rio de Janeiro sozinho. Muita coisa aconteceu e acho que isso tudo vem pra fortalecer a gente. Mas tá tudo escrito no livro de Deus. Agora eu quero mais, quanto mais perto do primeiro lugar, melhor. Vou com tudo e vou chegar a Paris grandão”, finalizou.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Ginástica Artística