Siga o OTD

Ginástica Artística

Equipe feminina de ginástica do Brasil é vice-campeã mundial

Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Julia Soares, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade levaram a medalha de prata no Mundial de ginástica artística

Equipe do Brasil com a medalha de prata no pódio do Mundial de ginástica artística
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Uma quarta-feira histórica para a ginástica artística brasileira. Pela primeira vez na história, o Brasil foi ao pódio na final por equipes de um Campeonato Mundial da modalidade. Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Julia Soares, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade fizeram uma exibição quase perfeita para somarem 165.530 e levarem a medalha de prata na competição. Ao lado do Brasil, subiram ao pódio os times de Estados Unidos e França em primeiro e terceiro lugar, respectivamente.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O dia das brasileiras

O Brasil começou pelas barras assimétricas. Lorrane Oliveira havia caído no primeiro dia da competição, mas se recuperou com uma boa série para 13.166 pontos. Em seguida, Flávia Saraiva também acertou sua prova para conseguir 13.733 pontos. Rebeca Andrade fechou a rotação brasileira com 14.400 pontos. Já na trave, o Brasil começou com Julia Soares que acabou tendo uma queda na sua sequência acrobática conseguindo 12.200, enquanto Rebeca Andrade teve alguns desequilíbrios tirando 13.133. Mas para compensar os erros das colegas do time, Flávia Saraiva fez uma trave com execução excelente para 14.066 pontos.
+ Luisa Stefani e Ingrid Martins derrubam cabeças de chave em Beijing
+ Brasileiros tem início ruim no Mundial Júnior de judô
+ Luisa Baptista promete largar muleta e brigar pelo bi no Pan
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Passando os aparelhos mais complicados, veio o show do Brasil no solo, com as três ginastas do país acertando suas séries e melhorando a pontuação na comparação com a fase de qualificação do Mundial. Julia tirou 13.600, enquanto Flávia somou 13.900 para o time brasileiro. Já Rebeca Andrade fez uma série impecável, conseguindo impressionantes 14.666 pontos. Para fechar o dia, o Brasil foi para o salto. Jade Barbosa (13.933) e Flávia Saraiva (13.833) duplas piruetas bem executadas. Por fim, Rebeca apresentou um Cheng, o salto que a fez campeã olímpica no aparelho, para 14.900 pontos assegurando a medalha da equipe do Brasil no Mundial.

As adversárias

A equipe dos Estados Unidos confirmou o favoritismo apesar de um desfalque no time. Joscelyn Roberson lesionou o tornozelo no aquecimento e foi substituída no solo e no salto por Leanne Wong que iria competir apenas na trave. Apesar da troca de última hora, as estadunidenses tiveram um bom desempenho em todos os aparelhos, somando apenas uma queda e conseguindo um total de 167.729 pontos para terminar a final em primeiro lugar. Com o ouro, Simone Biles conquistou a sua 26ª medalha em Campeonatos Mundiais.

As principais adversárias do Brasil por um lugar no pódio prometiam ser China e Grã-Bretanha. As chinesas passaram bem pela trave e pelas barras assimétricas que são seus principais aparelhos para terminar com um total de 163.162 pontos, mas contaram uma queda no solo. Já as britânicas tiveram duas quedas ao longo da final e ficaram com 161.864 pontos.

Mas quem passou sem problemas na final foi a equipe francesa. Com a equipe acertando todas as suas séries e Melanie de Jesus dos Santos, principal ginasta do time, em um dia excelente, a França somou 164.064 para superar chinesas e britânicas e levar o bronze.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Ginástica Artística