Siga o OTD

Ginástica Artística

Brasileiras celebram prata no Mundial de ginástica artística

Ginastas do Brasil comentam sobre a conquista da medalha de prata na final por equipes do Campeonato Mundial de ginástica artística

Equipe do Brasil comemora a prata no Mundial de ginástica artística
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

A festa foi brasileira nesta quarta-feira (4) em Antuérpia, na Bélgica. No Campeonato Mundial de ginástica artística, o Brasil conquistou um feito inédito ao levar a medalha de prata na final por equipes feminina. Foi a primeira vez na história que um país da América Latina foi ao pódio em uma das provas mais tradicionais da modalidade em um Mundial. E depois que saíram do pódio, as ginastas brasileiras comemoraram o feito.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Em entrevista à transmissão do SporTV após a final, Jade Barbosa comentou que a medalha confirmou um trabalho de gerações e colocou o Brasil em outro patamar na modalidade. “É um trabalho de vários ciclos e de muitas pessoas. É uma lista gigante. Hoje a gente firmou a escola de ginástica que o Brasil tem desenvolvido nos últimos anos. Nós fizemos escolhas incríveis e fomos extremamente resilientes desde que saímos do Brasil. Estamos tão felizes com o que aconteceu hoje aqui porque mostramos que nosso trabalho está no caminho certo. A gente conseguiu nossa vaga para os Jogos Olímpicos no ano que vem e ainda com essa medalha. Imaginávamos que poderíamos ficar em terceiro lugar. Mas o segundo é muito melhor”, declarou a atleta.

Jade Barbosa também conseguiu um feito que demonstra sua longevidade no esporte. Ela garantiu uma medalha em Campeonatos Mundiais pela terceira década seguida, após o bronze no individual-geral em 2007 e o bronze no salto em 2010.
+ Luisa Stefani e Ingrid Martins derrubam cabeças de chave em Beijing
+ Brasileiros tem início ruim no Mundial Júnior de judô
+ Luisa Baptista promete largar muleta e brigar pelo bi no Pan
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Completando a coleção

Para a campeã olímpica Rebeca Andrade, a medalha com a equipe do Brasil era algo que faltava no seu currículo “Individualmente, eu já tinha todas conquistas que eu queria na minha vida. Mas faltava essa. Estou muito feliz”, afirmou a ginasta paulista. Com a prata desta quarta-feira, Rebeca Andrade já foi ao pódio em Campeonatos Mundiais em cinco das seis provas da ginástica artística feminina. Ela pode completar a sua coleção de medalhas no domingo (8) onde disputa a final da trave.

Antes disso, Rebeca Andrade também terá um grande desafio no Mundial de ginástica artística na sexta-feira (6) na final do individual geral. Ela e Flávia Saraiva se classificaram entre as seis primeiras colocadas na prova que define quem é a ginasta mais completa do planeta. As duas ainda disputam a final do solo e Rebeca também compete no salto onde vai em busca de sua segunda medalha mundial no aparelho.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Ginástica Artística