Siga o OTD

Ginástica Artística

Guia – Mundial de Ginástica Artística 2022

Confira a programação e os candidatos ao pódio do Mundial de Liverpoool, no Reino Unido. Começa sábado!

Mundial de ginástica artística. Rebeca Andrade faz um salto anel: pernas esticadas, com o pé de trás subindo na altura da cabeça da ginasta
Rebeca Andrade no Pan-Americano de ginástica artística (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

No próximo sábado (29), começa mais uma edição do Campeonato Mundial de ginástica artística, em Liverpool, no Reino Unido. 411 atletas de 74 países irão competir em busca de medalhas e das primeiras vagas da modalidade nos Jogos Olímpicos Paris-2024.

As finais por equipe (nos dias 1º e 2 de novembro) irão definir os primeiros países classificados para a próxima Olimpíada. As três equipes no pódio do Campeonato Mundial de Liverpool já estarão garantidas em Paris-2024.

Vale lembrar que atletas de Rússia e Belarus não irão participar da competição por causa da Guerra na Ucrânia. Como os russos levaram o ouro na competição por equipes em Tóquio-2020 tanto no masculino, quanto no feminino, a ausência do país abriu o cenário da disputa pelas primeiras vagas olímpicas para Paris.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Equipes

Para 2022, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) mudou o formato da qualificação para o Mundial de ginástica artística. As equipes tiveram que se classificar através dos Campeonatos Continentais. O Brasil garantiu sua participação com o ouro das mulheres e a prata dos homens no Campeonato Pan-Americano que foi disputado no Rio de Janeiro.

A equipe feminina do Brasil no Mundial de Liverpool é formada por Carolyne Pedro, Flávia Saraiva, Júlia Soares, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade. Christal Bezerra é a reserva. No masculino, foram convocados: Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares, Lucas Bittencourt e Yuri Guimarães. O reserva é Patrick Souza.

O principal desfalque é Arthur Zanetti. O campeão olímpico e mundial das argolas teve uma virose no final do último mês. Devido aos sintomas, ele teve que ficar algumas semanas sem treinar e isso comprometeu a preparação para o Campeonato Mundial. 

São 24 equipes que vão lutar por uma das oito vagas na final. Lá os três primeiros colocados garantem vaga para Paris-2024. Veja a nossa análise das equipes do Mundial clicando aqui.

Individual geral

Mundial de ginástica artística: montagem com fotos de Rebeca Andrade fazendo coreografia na trave e Caio Souza na posição de cruz nas argolas
Rebeca Andrade e Caio Souza (Fotos: Ricardo Bufolin/CBG)

Um dos títulos mais cobiçados do Mundial de Liverpool é o do individual geral. A disputa reúne os 24 atletas para definir o ginasta mais completo do mundo. No feminino, o Brasil tem uma favorita ao título. A vice-campeã olímpica Rebeca Andrade é uma das grandes apostas para levar o ouro neste ano. Já no masculino, Caio Souza é o principal nome do Brasil na disputa pelo pódio. 

+ Veja análise para as finais do individual geral

Finais por aparelho

Para encerrar o Campeonato Mundial de ginástica artística, os últimos dois dias da competição são reservados para as finais por aparelho. No feminino, Rebeca Andrade busca repetir os pódios de 2021 no salto e nas barras assimétricas. O Brasil também tem chances de medalhas no solo e na trave com a própria Rebeca, com Júlia Soares e Flávia Saraiva.

+ Veja a análise das finais por aparelho no feminino

No masculino, o Brasil também terá algumas chances de medalha. Destaques para Arhtur Nory, campeão mundial da barra fixa em 2019, e Caio Souza, que foi finalista do salto em Tóquio-2020.

+ Veja a análise das finais por aparelho no masculino

Programação

29/10 – 16h00 – início da qualificação (sem brasileiros no dia)
30/10 – 15h30 – qualificação feminino
31/10 – 12h50 – qualificação masculino
01/11 – 15h15 – final por equipes feminina
02/11 – 14h25 – final por equipes masculina
03/11 – 15h30 – final individual geral feminino
04/11 – 14h45 – final individual geral masculino
05/11 – 10h15 – finais por aparelho: solo, cavalo e argolas no masculino; salto e barras assimétricas no feminino
06/11 – 10h15 – finais por aparelho: trave e solo no feminino; salto, barras paralelas e barra fixa no masculino

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Ginástica Artística