Siga o OTD

Ginástica Artística

Em boa fase, Nory e Caio chegam otimistas ao Mundial de Liverpool

Dois dos mais experientes da equipe brasileira, Caio Souza e Arthur Nory chegam com otimismo por finais no Mundial de Liverpool

Caio Souza e Arthur Nory vão bem nas classificatórias do Mundial de ginástica artística
(Fotos: Gaspar Nobrega/COB e Ricardo Bufolin/CBG)

Com o objetivo de confirmar os bons resultados que vem conquistando na atual temporada, Caio Souza e Arthur Nory estreiam na próxima segunda-feira (31) no Campeonato Mundial de ginástica artística, em Liverpool, na Inglaterra. Os dois atletas estarão ao lado dos demais integrantes da seleção brasileira masculina e iniciam sua participação na competição na prova por equipes, a partir das 11h50 (horário de Brasília).

+ Guia do Mundial de ginástica artística

Caso a equipe brasileira se classifique, a final por equipes acontecerá no dia 2 de novembro, a partir das 13h25. No dia 4, será a decisão do individual geral, começando às 13h45. Caio e Nory poderão disputar as finais por aparelhos, caso tenham se classificado, nos dias 5 e 6 de novembro, começando sempre às 9h15, no horário de Brasília.

Expectativas elevadas

A expectativa dos dois ginastas é a de manter em Liverpool a boa fase que eles estão apresentando nas últimas competições. Especialmente Caio Souza, que recentemente terminou os Jogos Sul-Americanos Assunção 2022 como o grande nome da equipe, conquistando cinco medalhas, sendo quatro de ouro. Antes, o ginasta nascido em Volta Redonda já vinha colecionando ótimos resultados nas etapas da Copa do Mundo, como em Paris, em setembro, ao levar o ouro na prova das barras paralelas e a prata no salto.

Caio Souza ergue os braços. Na sua frente a mesa de salro
Caio Souza competindo no salto (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

“Neste Mundial, eu espero competir da melhor forma possível. Não consigo controlar o resultado que irei alcançar, apenas o que eu poderei fazer no aparelho. Por isso, minha expectativa é poder chegar e desempenhar o meu papel, dando o meu melhor”, afirma Caio, considerado o melhor ginasta generalista do Brasil (aquele que consegue ter um ótimo desempenho em todas as provas).

+ Veja análise para as finais do individual geral

Apesar desta versatilidade, o atleta acredita que possa ter maiores chances no Mundial em duas provas. “Acho que o salto e a barra fixa são os meus aparelhos mais fortes, embora esteja treinando forte em todos os seis. No salto, argolas e paralelas também chegarei com chances de brigar pelo pódio”, disse Caio Souza.

Em busca da final

Para Arthur Nory, o Mundial de Liverpool tem um sabor ainda mais especial. Ele vai tentar retomar um lugar entre os favoritos pelo título na barra fixa, prova na qual foi medalha de ouro no Mundial de 2019. Após a frustração de ficar fora da final em 2021, Nory chega com muita expectativa para a competição na cidade inglesa.

Mundial de ginástica artística: Arthur Nory ergue os braços para saudar os juízes após prova na barra fixa
Arthur Nory no Pan-Americano de ginástica artística (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

“Espero retornar ao cenário internacional com mais uma final na barra fixa. Além disso, busco uma final por equipes e deixar o Brasil no top 8 do mundo. Toda a minha preparação neste ano foi voltada para este Mundial e fazer uma boa competição, ao contrário de 2021”, disse o ginasta, que também vem de bons resultados nos Jogos Sul-Americanos, onde faturou duas medalhas de ouro, por equipes e no solo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nory disse ainda que não sabe o total de aparelhos que competirá em Liverpool. “Certeza mesmo apenas da barra fixa. Na prova por equipes, a configuração final será definida mais próximo da competição”, explicou.

Mais em Ginástica Artística