Siga o OTD

Ginástica Artística

Ginastas do Brasil avançam às finais da Copa do Mundo em Paris

Rebeca Andrade, Lorrane Oliveira, Flávia Saraiva, Artur Nory, Yuri Guimarães e Caio Souza irão representar o Brasil nas finais da Copa do Mundo em Paris

O Brasil conseguiu excelente desempenho na fase classificatória da etapa de Paris da Copa do Mundo de Ginástica Artística. Na competição, disputada no ginásio que receberá os eventos da modalidade nos Jogos Olímpicos de 2024, a Ginástica Brasileira conseguiu nove vagas nas finais, abaixo apenas dos Estados Unidos, que obteve 11 vagas; o Japão conseguiu seis.

Rebeca Andrade e Lorrane Oliveira se classificaram para a final das barras assimétricas, enquanto Flávia Saraiva foi a líder do dia no solo. No masculino, Yuri Guimarães teve a segunda melhor nota no solo e no salto e Caio Souza avançou em primeiro no salto, em sexto nas paralelas e em sétimo para a final de argolas. Arthur Nory foi o terceiro melhor na barra fixa.

+ Seleção de ginástica artística faz treinamentos para Jogos Sul-Americanos

A campeã olímpica Rebeca Andrade avançou com a melhor nota para a final das barras assimétricas. Ela fez todas as ligações da sua série para tirar 14.600 pontos. “Eu gostei da minha série. Acho que sempre dá para melhorar, mas o fato de ter feito todas as ligações é algo que eu acho muito bom conseguir repetir em competição o que eu faço no treinamento”, analisou Rebeca Andrade após a prova. O Brasil terá duas representantes na final do aparelho. Lorrane Oliveira avançou para a disputa de medalhas em quarto lugar, com 13.600 pontos.

Yuri e Caio nas finais masculinas

Yuri Guimarães fez uma apresentação excelente no solo, com boas chegadas nas acrobacias e poucos erros. O brasileiro conseguiu 14.250 pontos e terminou em terceiro lugar no aparelho, atrás apenas do atual campeão olímpico Artem Dolgopoyat, de Israel e de Tang Chiahung, de Taiwan, que tirou a mesma nota de Yuri.

Caio Souza competiu nas argolas e no cavalo com alças. No primeiro aparelho, o brasileiro não teve uma execução tão limpa, mas conseguiu 14.000 pontos e avançou para a final em sétimo lugar. No cavalo com alças, Caio tirou 12.450 para terminar em 30º lugar.

Sessão noturna

Já na noite deste sábado em Paris, o Brasil participou da segunda etapa da qualificação, com a disputa da trave e do solo no feminino, além do salto, barras paralelas e barra fixa no masculino. Flávia Saraiva conseguiu a nota mais alta do dia no solo, com 13.800. Já na trave, Flávia teve duas quedas e ficou em 20º lugar com 11.600. Lorrane também teve falhas na trave e foi a 24ª colocada com 11.350. “O solo foi muito bom. Tem alguns pontos para melhorar e chegar na final amanhã e ir ainda melhor”, afirmou Flávia em entrevista ao OTD. “Na trave foi o momento do dia mesmo, é a coisa que eu mais treino, mas erros acontecem. Mas é bom para na preparação para o Mundial eu ver o que preciso fazer para acertar na hora da competição”, completou a ginasta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais finais no masculino

No salto masculino, o Brasil avançou com as duas melhores notas. Caio Souza ficou em primeiro lugar. Ele teve 14.650 para seu primeiro salto e 14.400 no segundo, terminando com uma média 14.525. Yuri Guimarães recebeu notas 14.400 para seus dois saltos, avançando para a final atrás apenas do companheiro de seleção. Nas paralelas, Caio também vai à final após terminar o dia em sexto lugar, com 14.000. Yuri foi o 14º no aparelho com 13.300.

Na barra fixa, o campeão mundial Arthur Nory fez uma boa apresentação e se classificou para a final. Ele foi o terceiro colocado, com 14.300 pontos. “Estou com esta série nova com duas largadas bem difíceis e que é importante eu competir ela mais vezes. Já tinha feito ela no Pan-Americano, mas lá acabei tendo um erro na saída. Agora é fazer os ajustes para a final e tentar limpar a execução”, comentou o medalhista olímpico ao OTD. Caio Souza também competiu no aparelho, mas sofreu uma queda e terminou na 24ª posição, com 12.800 pontos.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Ginástica Artística