Siga o OTD

Ginástica Artística

Tóquio vai sediar competição amistosa em novembro

Evento marcado para a cidade dos Jogos Olímpicos contará com 32 atletas de China, EUA, Rússia e Japão e terá presença de público limitada

Coronavírus faz FIG cancelar e adiar mais sete torneios
FIG confirma o evento com 32 atletas em Tóquio para novembro (twitter/FIG)

A FIG (Federação Internacional de Ginástica) confirmou nesta segunda-feira (12) a realização de um torneio internacional de ginástica artística a ser disputado em Tóquio, no Japão, no próximo dia 8 de novembro.

A competição terá um formato diferente. Contando com 32 atletas, o torneio será disputado por dois times: o da Amizade e o da Solidariedade. Cada equipe será formada por oito homens e oito mulheres, que serão divididos independentemente da nação.

+ Flavia Saraiva e Rebeca Andrade festejam treinos no Rio

Segundo o anúncio, os atletas escolhidos para participar são da China, Rússia, Estados Unidos, Japão ou estão treinando no país sede do evento.

Novo sistema de inteligência artificial ajudará juízes durante as apresentações ginástica artística tóquio
Novo sistema de inteligência artificial ajudará juízes durante as apresentações (AFLO SPORT)

Alguns dos principais atletas de ginástica artística do planeta estão confirmados em Tóquio, como os medalhistas olímpicos Kohei Uchimura e Nikita Nagornyy e o multimedalhista em campeonatos mundiais Artur Dalaloyan.

A divisão dos atletas entre as duas equipe será feita pelos treinadores. Todos os competidores irão participar em todos os aparelhos. As três melhores pontuações em cada aparelho para os homens e as três melhores pontuações para as mulheres contarão para o total de sua equipe. O evento é uma competição apenas por equipes, sem classificações gerais e de aparelhos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O evento também oferecerá uma novidade para a ginástica artística de mostrar o enorme potencial da inteligência artificial para reforçar a justiça do julgamento na Ginástica.

O Judging Support System desenvolvido pela Fujitsu Limited será usado como uma ferramenta adicional para confirmar pontuações dos atletas durante as suas sessões. Com um ginásio aberto para 2.000 espectadores, o evento terá ainda um rigoroso controle protocolar contra a covid-19.

Mais em Ginástica Artística