Siga o OTD

Ginástica Artística

Nory e Chico Barretto voltam aos treinos após cirurgias

Ginastas da seleção brasileira retomam trabalho no ginásio para alívio do treinador Cristiano Albino, que aponta rumos do planejamento estabelecido para os dois

Arthur Nory Chico Barretto Jogos Pan-Americanos de Lima medalha volta aos treinos cirurgia
Nory fez uma atroscipia no ombro e Barreto corrigiu um desvio de septo (Ricardo Bufolin/CBG)

Os ginastas Chico Barretto e Arthur Nory, que fazem parte do Time Ajinomoto, estão de volta aos treinos no clube Pinheiros, em São Paulo, após passarem por cirurgia nas últimas semanas. Já completamente recuperados, focam agora na preparação visanos dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano que vem.

Chico Barretto fez uma correção de desvio de septo nasal, a chamada septoplastia, há muito adiada. O procedimento impediu que ele fosse para o período de treinamentos em Portugal, na chamada Missão Europa.

“Foram quatro meses e meio sem ginásio. A sensação de voltar a treinar e a fazer o que gosto é excelente”, diz o campeão pan-americano do cavalo com alças e da barra fixa. “Estamos voltando aos poucos, seguindo os protocolos, com horários reduzidos e número controlado de atletas”, completa.

Chico Barreto ginástica artística volta aos treinos cirurgia
Chico Barreto em treino no Pinheiros, já com o “nariz novo” (facebook/Francisco-Barretto)

Artroscopia no ombro

Arthur Nory, por sua vez, passou por uma artroscopia no ombro esquerdo, e também já voltou aos treinos. “Estou muito feliz por poder voltar a respirar pó de magnésio e mexer o corpo dentro do ginásio”, diz o campeão mundial na barra fixa.

+ Netinho passa por cirurgia para corrigir desvio de septo

“Estou melhorando a cada dia. Ainda sinto um pouquinho de dor, porque é normal no pós-cirúrgico. Mas já ganhei bastante amplitude e estou fortalecendo bastante”.

Olho na Olimpíada

Não menos feliz do que Chico Barreto e Arthur Nory, ambos atletas do Time Ajinomoto, está o treinador deles, Cristiano Albino, devido à satisfação de ver as coisas caminhando rumo a algum tipo de normalidade.

Arthur Nory ginástica artística volta aos treinos cirurgia time ajinomoto
Artur Nory (Ricardo Bufolin/CBG/arquivo)

“Estou muito otimista com os dois após a realização desses procedimentos. Escolhemos o momento ideal para fazer, pois calculamos ter tempo hábil para recuperação e preparação visando à Olimpíada. Deixar os dois sem preocupações com dores ou dificuldades físicas amplia o grau do nosso foco na preparação técnica”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Por falar em foco, a ênfase nos treinos vai recair sobre detalhes. “Nory terá uma prova com maior dificuldade. Precisamos ajustar pequenos erros de postura e angulações de alguns elementos. Agora, depois da cirurgia, ele deverá estar praticamente 100% para podermos seguir nosso planejamento. Precisaremos de um maior aproveitamento de acertos de série, pois isso vai trazer confiança mais elevada ao atleta”.

+ Talisca Reis passa por cirurgia no quadril visando Jogos de Paris

Chico já havia alcançado um estágio avançado na construção de sua série. “Assim que for definida, o trabalho será em cima da busca por maior eficiência”, explica Albino. “Vamos corrigir pequenos erros de postura em quase todos os elementos da série. Quando somados, eles elevam o desconto final. Uma certa quantidade de erros é normal – é necessário apenas reduzir em alguns pontos”.

Respiração e estudos

A correção do problema vai proporcionar melhor qualidade de vida a Chico Barreto. “Há muitos anos vinha tendo problema com isso. Optamos pela cirurgia pensando na minha saúde e no meu rendimento esportivo”, diz o dono da prata na etapa da Copa do Mundo de Anadia, de 2015, na barra fixa.

Chico tratou da respiração – e Nory, antes da volta aos treinos, teve tempo para pensar em aspirações. “Aproveitei o tempo para estudar Gestão Esportiva, um curso oferecido pelo Comitê Olímpico do Brasil”.

Mais em Ginástica Artística