Siga o OTD

Gangwon 2024

Brasil garante mais duas vagas na neve para Gangwon-2024

Após realocações, Brasil assegura duas vagas no esqui cross-country nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de 2024

Mascote dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon-2024; Brasil garantiu duas vagas extras no esqui cross-country
Moongcho, mascote oficial dos Jogos (Foto: Olympics)

O Brasil garantiu mais duas vagas para os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de Gangwon-2024. O país assegurou uma cota em cada naipe no esqui cross-country nesta quarta-feira (20), após realocações confirmadas pela Federação Internacional de Esqui (FIS). Com isso, a delegação brasileira será de 17 atletas, um recorde na competição multiesportiva.

Assim que as vagas foram atribuídas ao Brasil, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) convocou Gabriel Santos e Mariana Silva para ocupá-las. Os dois juntam-se a Ian da Silva e a Julia Reis, que já haviam anunciados na convocação do Time Brasil na última terça-feira (19).

Considerando todas as modalidades da neve, o Brasil terá oito representantes em Gangwon-2024. Além dos quatro no esqui cross-country, estarão presentes Alice Padilha e Arthu Padilha, no esqui alpino, e João Teixeira (halfpipe) e Zion Berthonico (SBX), no snowboard. Considerando os desportos no gelo, serão nove atletas brasileiros.

O número de oito atletas quase iguala o total de representantes que o Brasil já teve em modalidades da neve em Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude. Somando as edições de Innsbruck-2012, Lillehammer-2016 e Lausanne-2020, o país contou com a participação de nove representantes, somente um a país do que haverá apenas em Gangwon.

“Estamos muito contentes com o desempenho dos atletas brasileiros de neve. Temos uma delegação recorde com oito atletas, o que representa um aumento e progressão incrível a cada edição. Destaque para a primeira classificação da história do Brasil em eventos olímpicos de halfpipe, além do retorno do esqui alpino brasileiro na competição com dois atletas”, comentou Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.

O YOG de Gangwon

Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude acontecerão entre 19 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024, reunindo 1900 atletas de até 18 anos. Gangwon é o nome da província sul-coreana que abriga as cidades de Pyeongchang e Gangneung, mesmo local que abrigou a Olimpíada de Inverno de 2018. Em 2024, serão 15 esportes em disputa em 81 eventos de medalhas.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Gangwon 2024