Siga o OTD

Futebol

Grupos da Copa do Mundo feminina sub-20 são sorteados

Fifa sorteia grupos da Copa do Mundo feminina sub-20 e Brasil cai no grupo A, junto a Costa Rica, Espanha e Austrália

Brasil está no grupo A da Copa do Mundo sub-20 de futebol feminino
Brasil conquistou o nono título do Sul-Americano sub-20 e busca o primeiro do Mundial (Foto: Staff Images Woman-CONMEBOL)

A Fifa sorteou nesta quinta-feira (05) os grupos da Copa do Mundo sub-20 de futebol feminino. Em busca de um título inédito, o Brasil está no grupo A, ao lado da anfitriã Costa Rica, da Austrália e da Espanha, atual vice-campeã do torneio. A competição acontecerá de 10 a 28 de agosto e o Brasil protagonizará o duelo de abertura do evento contra a Espanha, no dia 10.

+ Confira a tabela do Sul-Americano de vôlei feminino

A Copa do Mundo sub-20 de futebol feminino reúne 16 equipes, divididas em quatro grupos de quatro. Todas jogam contra todas e as duas primeiras seleções de cada chave após a primeira fase avançam ao mata-mata. No sorteio, realizado no Teatro Nacional da Costa Rica, na capital San José, o Brasil estava no pote 3 e caiu no grupo A.

O primeiro jogo da Canarinho na competição será contra a Austrália, no Estádio Nacional de San José, naquela que também será a primeira partida de toda a Copa do Mundo, no dia 10. Na segunda rodada, a seleção vai até Alajuela enfrentar a Austrália, no dia 13. Pela última rodada, o Brasil voltará a San José, onde enfrentará a Costa Rica, em 16 de maio.

Grupos da Copa do Mundo sub-20 de futebol feminino
Grupos da Copa do Mundo sub-20 de futebol feminino (Foto: Reprodução/FIFA)

O grupo B da Copa do Mundo sub-20 de futebol feminino tem Alemanha, Colômbia, Nova Zelândia e México. Já o grupo C reúne França, Nigéria, Canadá e Coreia do Sul. A chave D, por sua vez, contém o atual campeão, Japão, além de Holanda, Gana e Estados Unidos. Este último grupo, aliás, conta com o maior número de títulos mundiais sub-20 desta edição: quatro (Estados Unidos têm três).

A Copa do Mundo feminina sub-20

Esta será a décima edição da Copa do Mundo de futebol feminino sub-20, a primeira na Costa Rica. O país já sediou uma Copa do Mundo feminina sub-17 uma vez, em 2014, mas jamais um torneio sub-20. O evento estava inicialmente programado para acontecer em 2020, tendo como o Panamá como co-sede, mas , por conta da pandemia de Covid-19, a situação foi alterada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Em nove participações na Copa do Mundo sub-20, o Brasil jamais conquistou o título da competição. Apesar disso, é um dos quatro países que participaram de todas as dez edições do evento (considerando a de 2022), ao lado de Alemanha, Nigéria e Estados Unidos. O melhor desempenho da Canarinho foi em 2006, na Rússia, com um bronze.

Vale destacar que o Brasil vem da conquista do eneacampeonato invicto do Sul-Americano sub-20, vencido há poucas semanas. Na última edição da Copa do Mundo, disputada em 2018, na França, a seleção foi eliminada na primeira fase, ficando em último lugar num grupo que tinha México, Inglaterra e Coreia do Norte. O Japão foi o campeão ao bater a Espanha na final.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Futebol