Siga o OTD

Futebol

Pia convoca para torneio que vai marcar a despedida de Formiga da seleção

Meio-campista de 43 anos é a jogadora com mais participações em Copas do Mundo, esteve em sete das oito, ficando de fora apenas da primeira em 1991. Competição será em Manaus e terá Índia, Venezuela e Chile

Formiga seleção feminina despedida convocação

A técnica Pia Sundhage fez nesta terça (9) a convocação da seleção feminina de futebol para o torneio internacional agendado para Manaus no último período de Data Fifa do ano, entre novembro e dezembro. A competição amistosa vai marcar a despedida da meia Formiga, um dos maiores nomes do futebol feminino não só do Brasil como de todo mundo. Antes da divulgação da lista, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou um evento na Granja Comary para comemorar os 30 anos da disputa da primeira Copa do Mundo, reunindo as pioneiras que defenderam o Brasil no Torneio Experimental de 1988 e no Campeonato Sul-Americano 1991. Será nos dias 19 e 20 de novembro.

Formiga, hoje com 43 anos, coleciona 233 jogos com a camisa da seleção feminina de futebol e é recordista mundial de participações em Copas. Jogou em sete das oito edições realizadas até agora, não disputando apenas a primeira, em 1991. Esteve nas campanhas do vice-campeonato de 2007 e da terceira colocação em 1999 e tem também duas medalhas de prata em Jogos Olímpicos, em Atenas 2004 e Pequim 2008. É, ainda, tricampeã dos Jogos Pan-Americanos, em 2003, 2007 e 2015, e vice em 2011. Antes de ir para os Jogos de Tóquio este ano, a sétima edição olímpica da carreira, escreveu uma carta sobre a trajetória.

Formiga seleção feminina despedida convocação
(divulgação/CBF)

Convocação

Além de Formiga, que atua no São Paulo, a convocação tem as goleiras Letícia, do Benfica, e Lorena, do Grêmio; as defensoras Tamires, Érika e Yasmin, do Corinthians, Bruninha, do Santos, Tainara e Katrine, do Palmeiras, Antonia e Daiane, do Madrid da Espanha, e Lauren, do São Paulo. Para o meio foram chamadas Ary Borges, Júlia Bianchi e Thais, do Palmeiras, Angelina, do Reign dos Estados Unidos, Duda, do São Paulo, Adriana, do Corinthians, e Ana Vitória, do Benfica de Portugal. As atacantes são Marta, do Orlando Pride dos Estados Unidos, Geyse e Kerolin, do Madrid, Debinha, do North Caroline Courage dos Estados Unidos, e Giovana, do Levante da Espanha.

Venezuela, Índia e Chile na despedida

O primeiro jogo do Brasil no Torneio Internacional de Futebol Feminino de Manaus será contra a Índia no dia 25 de novembro. Três dias depois o compromisso será contra a Venezuela e, no dia 1º de dezembro a seleção feminina fecha a participação contra o Chile. As partidas serão na Arena da Amazônia e os horários ainda serão confirmados. A competição, além de marcar a despedida de Formiga, serve como preparação para a Copa América do ano que vem.

Lista das convocadas

Goleiras
Letícia – Benfica (Portugal)
Lorena – Grêmio

Defensoras
Tamires – Corinthians
Yasmim – Corinthians
Bruninha – Santos
Antonia – Madrid C.F.F (Espanha)
Daiane – Madrid C.F.F (Espanha)
Erika – Corinthians
Katrine – Palmeiras
Tainara – Palmeiras
Lauren – São Paulo

Meio-campistas
Ary Borges – Palmeiras
Angelina – O.L Reign (Estados Unidos)
Duda – São Paulo
Thais – Palmeiras
Julia Bianchi – Palmeiras
Adriana – Corinthians
Ana Vitória – Benfica (Portugal)
Formiga – São Paulo

Atacantes
Kerolin – Madrid C.F.F (Espanha)
Debinha – North Carolina Courage (Estados Unidos)
Marta – Orlando Pride (EUA)
Geyse – Madrid CFF (Espanha)
Giovana – Levante UD (Espanha)

Mais em Futebol