Siga o OTD

Futebol

De Jequeri à Granja Comary: a trajetória da sonhadora Duda

Com apenas 19 anos de idade, jovem do interior de Minas Gerais foi convocada para a seleção feminina Principal pela primeira vez neste período de treinamentos

Duda foi convocada para a seleção pela primeira vez (Thais Magalhães/CBF)

Cidade pequena, campo modesto e meninos correndo atrás de uma bola com o sonho em comum: se tornar jogador de futebol. Esse cenário se repete em todos os cantos do Brasil. Mas em Jequeri, interior de Minas Gerais, em meio aos inúmeros futuros Ronaldos e Romários, havia uma aspirante a atleta. Era Maria Eduarda Ferreira Sampaio, mais conhecida como Duda.

+ Camilinha elogia trabalho de Pia e explica retorno ao Brasil

Acima da média, a menina que se destacava nas peladas mal sabia que o futuro lhe reservava voos ainda mais altos. Com apenas 19 anos de idade, a jovem sonhadora alcançou sua principal meta: ser convocada para a seleção feminina principal.

Uma das novidades da técnica Pia Sundhage neste período de treinamentos, Duda se encheu de orgulho com a convocação da sueca no início do mês. Ainda tentando assimilar seus primeiros passos pela Seleção Principal, a meio-campista do Cruzeiro destacou o próprio empenho e trabalho duro como fatores providenciais para a consagração do maior sonho de sua carreira.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Fiquei sem palavras [com a convocação para a Seleção Principal], foi uma reação muito boa. Fiquei muito feliz, foi muito importante para mim. Por ser a primeira vez, você pensa e quase nem acredita (risos). Mas acreditar é trabalhar, e desde os anos anteriores eu venho trabalhando bem, eu esperava uma oportunidade. Uma hora ou outra tinha que vir”, disse a jovem atleta.

De Jequeri para o mundo

Nascida em 2001, Duda se apaixonou pelo futebol rapidamente. Durante a infância, o campinho de várzea próximo à casa dela se transformou em um parque de diversões para a jovem. Foi lá que Duda deu seus primeiros chutes na redonda e despertou a sua paixão pelo futebol. Com o apoio da família, a jovem viveu o esporte desde pequena.

“Eu costumo até brincar que eu nasci no campo (risos). Onde eu morava, tinha um campo do lado de casa. Então isso facilitou muito as coisas. Desde menina eu já via o futebol, já acompanhava meu irmão e meus primos no campo. Essa paixão nasceu em casa, acompanhando meu irmão, principalmente, aí só foi crescendo”, relembrou.

Destaque com gols e títulos nos times amadores de Jequeri, a jovem foi recompensada com a inusitada ajuda de um morador de sua cidade que a inscreveu em uma ‘peneira’ de um clube profissional – o América-MG.

No Coelho, Duda conquistou dois Campeonatos Mineiros, em 2017 e 2018. O bom desempenho no Coelho despertou o interesse do rival Cruzeiro, que a contratou para a temporada de 2019. Logo em seu primeiro ano na Raposa, a meia faturou o Estadual e conquistou o acesso para o Campeonato Brasileiro Feminino A-1 em 2020, com o vice-campeonato no torneio. 

Duda é o trunfo do Cruzeiro em 2020; jogadora foi convocada para a seleção feminina (divulgação/Cruzeiro)

“O Cruzeiro, sem dúvida, é uma equipe muito grande, então tem muita visibilidade. Já cheguei sendo uma peça principal do time. Poder disputar um Brasileiro A-1, me sinto muito feliz aqui, em poder jogar com as melhores e aprender a cada jogo. Isso tem sido muito bom para mim, procuro evoluir sempre mais para conseguir sempre voos mais altos”, frisou Maria Eduarda.

Boa na base

A história de Duda com a seleção não é recente. A atleta passou pelas duas categorias de base da equipe nacional. Na Sub-17, uma breve passagem sem torneios disputados. Já na Sub-20, a mineira teve seu ciclo coroado no início deste ano com o título da Liga Sul-Americana Sub-19, disputada na Venezuela. Duda ainda esteve na seleção Sub-20 que disputou o Sul-Americano da categoria no início do ano.

“Foi muito gratificante (vencer o Sul-Americano Sub-19). No ano anterior já tínhamos disputado a primeira fase da Liga e passado essa experiência de jogar com a seleção, de estar disputando. E nesse ano já chegar coroando no início do ano como foi com o título, mostra que estamos no caminho certo. Mas tem muita coisa para buscar ainda, independentemente de títulos, o nosso futebol tem sempre que evoluir. Então esse momento foi de alegria, de comemoração, mas agora temos que pensar no futuro”, projetou a craque da seleção.

Com apenas 19 anos de idade, Duda, do Cruzeiro, foi convocada para a Seleção Feminina de futebol pelo , pela primeira vez
Duda durante a disputa da Liga Sul-Americana Feminina Sub-19, na Venezuela (divulgação/Conmembol)

Mais em Futebol