Siga o OTD

Futebol

Boca representará Argentina na Copa Libertadores feminina

Como a AFA decidiu encerrar a temporada do futebol, o Boca Juniors, líder no momento da decisão, vai representar a Argentina na Libertadores Feminina

Argentina encerrou a temporada por conta do coronavírus e o Boca Juniors jogará a Libertadores Feminina
Boca Juniors disputará a Libertadores Feminina pela sexta vez (Foto: Divulgação/CABJ)

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Federação Argentina de Futebol (AFA) decidiu pelo fim da temporada e determinou que o Boca Juniors será o representante do país na próxima edição da Copa Libertadores Feminina. Além disso, não haverá rebaixamento.

Faltando apenas uma rodada da primeira fase, o Boca Juniors era o líder com 43 pontos, contabilizados através de 14 vitórias e um empate. A equipe xeneize possuía dois pontos de vantagem para o UAI Urquiza, time que havia vencido três das últimas quatro edições da competição.

+ Ex-atacante relembra primeiro Mundial e Olimpíada do Brasil

O Boca Juniors representou a Argentina cinco vezes consecutivas na Libertadores feminina, de 2010 a 2014. A melhor campanha foi justamente na primeira participação, quando caiu para o Santos nas semifinais do torneio realizado em solo brasileiro.

Campeão da liga local em 23 oportunidades e da Supercopa da Argentina de 2015, o Boca Juniors aguarda a confirmação da data de realização da Copa Libertadores. A princípio, a competição segue marcada para o segundo semestre deste ano, no Chile.

Cenário do coronavírus na Argentina

A paralisação do futebol na Argentina, tanto masculino quanto feminino, faz parte de uma série de ações do governo para conter os avanços do coronavírus. No dia 20 de março, o presidente Alberto Fernandéz lançou um decreto proibindo a população de sair à rua, exceto para ir à farmácia e ao supermercado.

Com pouco mais de 4,4 mil casos confirmados, a Argentina é um dos poucos países do mundo que está conseguindo domar o coronavírus. Em questão de comparação, o Brasil possui mais de 92 mil contaminados pela doença.

 Copa Libertadores Feminina de 2020

Argentina encerrou a temporada por conta do coronavírus e  o Boca Juniors jogará a Libertadores Feminina
O Corinthians é o atual campeão da Libertadores Feminina (Foto: Bruno Teixeira/Ag. Corinthians)

O Brasil já tem três representantes garantidos na Copa Libertadores. O Avaí Kindermann, terceiro colocado no Campeonato Brasileiro, a Ferroviária, campeã nacional, e o Corinthians, atual vencedor do torneio continental.

Além desses, Santiago Morning, do Chile, Libertad e Sol de América, do Paraguai, Universitário, do Peru, e Peñarol, do Uruguai, estão classificados.

Ao todo, a Libertadores Feminina terá 16 participantes, faltando sete a serem definidos. A Conmebol ainda não divulgou datas e locais para a competição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Das 11 edições já disputadas, o Brasil venceu nove. O São José é o maior vencedor, com três taças. Santos e Corinthians, com duas, vêm logo atrás, enquanto a Ferroviária levantou o troféu uma vez.

Mais em Futebol