Siga o OTD

Futebol

Atual campeão, São Paulo estreia na Copinha com empate sem gols

Jogando contra o Operário, do Paraná, São Paulo pressionou no segundo tempo, mas não conseguiu superar a forte defesa adversária

São Paulo empatou com o Operário pela Copa São Paulo - Foto: Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Atuais campeões da Copinha, os jogadores do São Paulo estrearam na edição 2020 com um empate sem gols contra o Operário, do Paraná, no estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo. Depois de um primeiro tempo muito ruim e sem ações, o Tricolor pressionou o Operário na segunda etapa, teve boas chances, mas não conseguiu balançar as redes. Do outro lado, a equipe paranaense apresentou uma defesa sólida e conseguiu segurar o empate.

O São Paulo joga pelo Grupo 29 da competição, que também tem o EC São Bernardo e o Palmeira, do Rio Grande do Norte. Na próxima rodada, no dia 07, o Tricolor enfrenta o Palmeira, às 21h30. Já o Operário volta a campo no mesmo dia, contra os donos da casa, às 19h15.

+CONFIRA A TABELA COMPLETA DA COPA SÃO PAULO

O Jogo

O jogo começou bastante truncado e sem espaço para as equipes. Ambos os goleiros não precisaram trabalhar muito no primeiro tempo. O São Paulo teve dificuldades no meio campo e não conseguia produzir jogadas. Do outro lado, o Operário mantinha uma defesa sólida e uma proposta de marcação adiantada que atrapalhava o tricolor. A equipe paulista chegou principalmente em jogadas pela direita, com Anilson, mas os atacantes tiveram dificuldade para finalizar.

(Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

A melhor chance da primeira etapa saiu aos 38, quando Ed Carlos passou para Talles Costa na frente. O camisa 10, cara a cara com o gol, chutou em cima do goleirio Fabrício. O assistente, no entanto, já tinha marcado impedimento no lance. Antes, aos 36, o Operário teve uma chance com Gabriel Vieira, que pedalou para cima do marcador e chutou bonito para quase abrir o placar.

No segundo tempo, o jogo mudou e o São Paulo começou a produzir mais lances de perigo. O Tricolor era superior, mas ainda não conseguia colocar a bola pra dentro, especialmente por causa de decisões erradas e muita pontaria ruim.

Com as entradas de Juan e Maia, o técnico Orlando Ribeiro conseguiu deixar o time paulista mais ofensivo. A partir dos 20 minutos, os são-paulinos conseguiram várias chances de gol. Aos 23, depois da cobrança de escanteio, Anilson cruzou na área e Fasson cabeceou com perigo ao lado do gol do Operário. Aos 29, Maia avançou cortando para dentro e rolou pra Talles, que chutou rasteiro. O goleiro Fabrício caiu e fez boa defesa.

Nos últimos minutos, o São Paulo bombardeou o gol adversário. Aos 38, Maia fez ótima jogada dentro da área, tentou o chute, mas foi prensado. A bola acabou sobrando para Sena sozinho, que chutou para fora.

Um minuto depois, Fasson chegou no cruzamento mas não conseguiu completar para o gol. Aos 40, Sena recebeu na direita, cruzou para Juan, que também não conseguiu o domínio. Juan teve outra ótima chance logo em seguida, mas chutou forte por cima do gol.

Mesmo com a pressão no final do jogo, o Tricolor não conseguiu ser efetivo. O Operário, por sua vez, segurou o empate e a partida no estádio 1º de Maio terminou em 0 a 0.

O Torneio

Participarão da primeira fase da Copa São Paulo 128 times divididos em 32, que jogam entre si, dentro do grupo em turno único. Os critérios de desempate são, pela ordem, maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos, confronto direto quando o empate for de apenas dois times, e, por fim, sorteio público na sede da Federação Paulista de Futebol.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

A partir da segunda fase da competição, os 64 classificados passam a se enfrentar em eliminatória simples até a final, marcada para o dia 25 de janeiro, data do aniversário da capital paulista, no estádio do Pacaembu. O Corinthians é o maior vencedor da Copa São Paulo de Futebol Júnior com dez taças. O Fluminense, com cinco, é o segundo que tem mais taças, mas não leva o campeonato desde 1989. O atual campeão São Paulo é o terceiro maior vencedor com quatro canecos.

Mais em Futebol