Siga o OTD

Futebol

Com quase 30 mil na Arena, Timão bate o São Paulo e leva o paulista

Com quase 30 mil na Arena, Corinthians bate o São Paulo e leva o primeiro paulista de sua história

Corinthians vence o São Paulo e é campeão paulista de futebol feminino tabela começo
Bruno Teixeira / Agência Corinthians

O Corinthians voltou a derrotar o São Paulo na final e conquistou o inédito título do Campeonato Paulista de futebol feminino. Jogando em casa, com a Arena Corinthians completamente tomada pela torcida alvinegra, o Timão enfiou 3 a 0 com gols de Victoria Albuquerque, Juliete e Milene.

Foram exatos 28.609 torcedores na Arena, maior público da história do futebol feminino brasileiro. O recorde anterior pertencia ao jogo entre Santos e Iranduba, na semifinal do Brasileiro de 2017, quando 25.317 pessoas foram à Arena Amazônia, em Manaus.

Arena Corinthians final contra o São Paulo Paulista de futebol feminino
Recorde de público em um jogo de futebol feminino no Brasil (Twitter/Corinthians)

Como já havia derrotado o São Paulo no jogo de ida, por 1 a 0 no estádio do Morumbi, o Corinthians precisava apenas do empate para conquistar o título. Apesar disso, logo aos cinco minutos as atuais campeãs da Libertadores e vice-campeãs brasileiras ampliaram a vantagem. Victoria Albuquerque recebeu um belo passe e tocou por cima da goleira Carla. Foi o 11º gol da meia, artilheira da competição.

O segundo saiu logo na volta do intervalo em um contra-ataque puxado por Giovanna Crivelari. Ela lançou Milene, que deixou para Juliete ampliar a vantagem na final.

Aos 35 minutos, Milene recebeu na área e bateu de primeira. A bola ainda deu uma leve desviada na zegueira Bruna antes de fazer explodir a Arena. A atacante disparou em festa, tirou a camisa e mandou para a massa alvinegra.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Donas da bola

O Corinthians foi o melhor time durante todo o Campeonato Paulista de futebol feminino. Na primeira fase, no Grupo 2, venceu os dez jogos que fez marcando 32 gols e sofrendo apenas cinco. Na etapa seguinte, tomou conta do Grupo 4 derrotando novamente todas as rivais, balançando as redes 22 vezes e sendo vazadas apenas uma vez.

Na semifinal enfrentou a Ferroviária, rival das finais do Brasileiro e da Libertadores neste ano. Não deu chances. Fez 4 a 0 fora de casa e matou na Fazendinha com 5 a 1.

O São Paulo, que venceu o Paulista de futebol feminino em 1997 e 1999, também fez por merecer o lugar na final, já que foi o melhor time no Grupo 1 somando seis vitórias e quatro empates. Na segunda, ficou atrás do Santos no Grupo 3, com três vitórias, dois empates e uma derrota, a única do time em toda a competição antes das finais.

São Paulo, vice-campeão paulista de futebol feminino
(Twitter/São Paulo)

O tricolor encarou o peixe na semifinal, vencendo o jogo de ida por 3 a 2 com o mando de campo e segurando o 2 a 2 na volta, em duas partidas disputadas no Pacaembu.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Futebol