Siga o OTD

Pequim 2022

Manex Silva é oitavo em prova júnior de esqui cross-country

Acreano de apenas 19 anos chegou até a semifinal, ficando a apenas duas posições da disputa decisiva no sprint livre realizada em Zweisimmen, na Suíça. Teve mais representantes do país competindo em esportes de inverno pelo mundo

Manex Silva oitavo esqui cross-country Suíça esportes de neve Pequim-2022
(divulgação/COB/arquivo)

O brasileiro Manex Silva ficou com o oitavo lugar no sprint livre da prova regional júnior sub-20 de esqui cross-country disputada neste sábado (15) em Zweisimmen, na Suíça. O acreano de apenas 19 anos começou o dia pelo qualificatório, avançou para as quartas de final e para a semifinal, onde parou. Somente os seis melhores foram para a disputa decisiva, vencida pelo suíço Fabrizio Albasini. Manex Silva já representou o país nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude em Lausanne-2020.

Outros dois brasileiros competiram no sprint livre masculino de esqui cross-country em Zweisimmen, mas no adulto. Steve Hiestand conseguiu passar pela qualificatória e parou nas quartas de final, encerrando a participação com o 30º lugar. Victor Santos ficou no classificatório registrando o 84º lugar e último lugar. Janik Riebli, da Suíça, foi o vencedor.

No feminino júnior sub-18, Duda Ribera, de 17 anos, parou nas quartas de ficou em 13º, a apenas uma colocação das semifinais. Zana Evans, da Austrália, ficou com a primeira colocação. Entre as adultas, Bruna Moura e Mirlene Picin tiveram desempenho parecido. Ambas avançaram até as quartas de final, encerrando a participação na 21ª e 23ª colocações, respectivamente. Laurien van der Graaff, da Suíça, foi a campeã. Jaqueline Mourão, a melhor brasileira da modalidade e praticamente já garantida nos Jogos de Inverno de Pequim-2022, estava inscrita, mas não competiu.

Monobob, bobsled e biatlo

Teve brasileiros também na Suíça, disputando duas modalidades. No monobob, Marina Tuono ficou na 19ª e última colocação na etapa da Copa do Mundo disputada em St. Moritz. Ela cravou 1min14s49 na primeira descida e 1min13s35 na segunda. A vencedora foi Kaillie Humphries, dos Estados Unidos, com 2min22s27, com 1min11s28 e 1min10s99. Já no bobsled, Edson Bindilatti e Edson Martins terminaram no 27º e último lugar cravando 1min07s64 na única descida que fizeram. A dupla alemã Francesco Friedrich e Margis Thorsten venceram com 2min11s76, somando 1min05s89 e 1min05s87.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No biatlo, Matheus Vasconcellos ficou na 80ª e Cláudio Gustavo Oliveira na 99ª colocações na prova de sprint 10km da terceira etapa da Copa IBU Júnior disputada em Pokljuka, na Eslovênia. Matheus ficou a 5min21s1 e Cláudio a 9min54s3 do vencedor, o russo Aleksandr Kornev, que cravou 26min13s1.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pequim 2022