Siga o OTD

Esportes de Neve

Noah Bethonico fica em 47º. lugar no Mundial de snowboard cross

O Campeonato Mundial de Snowboard Cross e Ski Cross começou em Idre Fjäll (Suécia) na terça-feira, dia 9 de fevereiro, com as provas qualificatórias de Snowboard Cross do masculino e feminino.

O Brasil foi representado por Noah Bethonico, de 17 anos, que apesar da idade, se consolida como o grande nome do país na modalidade. A participação do jovem atleta na competição também marca a sua estreia em Mundiais.

Noah estava se preparando para as competições treinando e competindo com o ISTC – International Snowboard Training Center, liderado pelo treinador Norte Americano Ross Hindman. Além disso, o atleta disputou recentemente a Copa Europa, a competição FIS Júnior realizada em Isola 2000 (França), e a Copa do Mundo de Snowboard, com excelentes resultados.

Nas qualificatórias, Noah cravou o tempo de 1min23s68 em sua melhor descida, ficando em 47º. lugar, menos de 4 segundos da classificação para a final, em uma pista bastante longa e muito desafiadora.

Atletas muito experientes e vitoriosos na modalidade, como o espanhol Regino Hernandez, que conquistou o bronze nas Olimpíadas de Inverno de 2018, também ficaram de fora da final, demonstrando como o Mundial oferece o desafio de mais alto nível competitivo para os atletas.

“Eu achei incrível, foi tudo que eu esperava que seria. Todo mundo era muito bom, foi inacreditável, eu curti demais”, comenta Noah a respeito da competição.

Apesar de não ter se classificado para a final, o atleta demonstra otimismo com o seu crescimento no esporte. “Eu fiquei meio triste com o resultado já que não fui tão bem, queria ter ido melhor, mas tudo bem, vou só para frente daqui. Agora eu sei onde eu fico entre todos os melhores do planeta todo, e sou muito novo, tenho muito a aprender ainda”, concluiu.

Em uma final emocionante, decidida no foto finish (veja o vídeo da bateria final logo abaixo) realizada no dia 11, quarta-feira, Lucas Eguibar da Espanha se sagrou Campeão Mundial de Snowboard Cross, com Alessandro Haemmerle da Áustria em segundo e Eliot Grondin do Canadá, uma das grandes surpresas da modalidade, em terceiro.

No feminino, a Britânica Charlotte Bankes ficou com o ouro seguida de Michela Moioli da Itália e Eva Samkova da República Tcheca em terceiro.

Já Noah segue para seus próximos compromissos. O brasileiro competirá nas etapas da Copa do Mundo de Snowboard em Reiteralm (Áustria), entre os dias 16 e 18 de fevereiro, e em Bakuriani (Geórgia), nos dias 3 e 5 de março.

Mais em Esportes de Neve