Siga o OTD

Esportes de Gelo

CBDN lança calendário com a maior temporada da história

Confederação Brasileira de Desportos na Neve divulga calendário de 2023 recheado de competições nacionais e internacionais

Jaqueline Mourão Sprint Esqui Cross-Country Pequim 2022 - Bruna Moura
(Foto: Alexandre Castello Branco/COB)

Na entrada do ano que marca o início do ciclo para os Jogos Olímpicos de Inverno 2026, em Milão e Cortina, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) anuncia que a temporada de 2023 será a mais robusta na história da entidade. Para atender aos atletas nas mais diversas modalidades, um calendário foi lançado com todas as atrações que serão realizadas ao longo dos próximos meses.

+ Ídolos brilharam e foram campeões mundiais em provas não olímpicas em 2022

Além dos campeonatos, o calendário 2023 da CBDN conta com cursos de capacitação de profissionais do esporte de neve. É o caso do Curso de Capacitação para treinadores de Ski Cross Country, que acontecerá em São Carlos, entre os dias 16 e 19 de outubro.

O calendário de 2023 será encerrado só em janeiro de 2024 com uma das novidades da CBDN: a parceria com a Braskicup. Dessa maneira, o evento da França fará parte do Circuito nacional, contando pontos para o Ranking Brasileiro.

“A formulação de um calendário é mais uma amostra do quanto que o esporte de neve tem se desenvolvido no Brasil. Com um ano recheado de grandes eventos, abrimos novas possibilidades para atletas e parceiros da entidade, além de trazer um ambiente cada vez mais profissional para as diversas modalidades de inverno”, comentou Pedro Cavazzoni, CEO da CBDN.

Cristian Ribera Paraesqui Cross-country Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022
Cristian Ribera foi medalhista mundial em 2022 (Foto: Ale Cabral/CPB)

“A formulação e divulgação de um calendário é fundamental para que os atletas e comissão técnica possam se organizar frente a um ano com tantas novidades. Para a CBDN, esse também é um passo importante para que a entidade possa se planejar e promover cada encontro da melhor maneira possível”, complementou Anders Pettersson, Presidente da CBDN.

Detalhes do calendário

Em janeiro, haverá os eventos da Ski Week Janeiro e da Brasil Challenge Week 2023, com atividades de rollerski (no Brasil) e de esqui e snowboard (na França) para crianças e adultos. Em 29 de maio, quando a temporada internacional 2022/2023 se encerrará, a CBDN fará a cerimônia de encerramento da temporada.

Junho contará com a etapa de abertura do Circuito Brasileiro de Rollerski 2023, em São Carlos (SP). A segunda etapa ocorrerá em julho, mês que também terá a segunda edição da Ski Week. O Campeonato Brasileiro Open de Ski e Snowboard acontecerá entre os meses de agosto e setembro. As últimas etapas do Circuito Brasileiro ocorrerão em outubro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Janeiro de 2024 marca a entrada da BraskiCup, tradicional evento realizado em Courchevel (FRA), no Circuito Brasileiro de Ski e Snowboard. O evento que será realizado entre os dias 13 e 20 de Janeiro na tradicional estação francesa valerá, pela primeira vez, pontos para o Ranking Brasileiro de Ski e Snowboard.

Mais em Esportes de Gelo