Depois da disputa do Torneio Nacional Cidade de São Paulo nas modalidades florete e sabre, a espada terá sua primeira competição de sexta a domingo, 21 a 23 de março. A realização do Torneio Nacional Ronaldo Schwantes nas categorias cadete, juvenil e adulto acontecerá em Curitiba. Estarão presentes os principais nomes da arma no Brasil, além de dois convocados para representar o país nos Jogos Pan-Americanos Júnior: Laura Correia e Matheus Brandt.
- Paredão do Sesi Bauru impede sétima final seguida do Praia
- Pinheiros e Paulistano vencem na abertura dos playoffs do NBB
- Mesquita começa mal, mas vira e vence o Santo André na LBF
- Bruninho dá show e Campinas bate Suzano na abertura da semi
- Mafê e Stephanie garantem índice nos 200m livre para o Mundial
O torneio, cujo nome é uma homenagem a Ronaldo Schwantes, mestre curitibano que deixou legado que serve de inspiração para técnicos e atletas de todo o Brasil, começa na sexta-feira com a disputa júnior. É nesta categoria que os dois convocados para o Pan Júnior entram como favoritos. Laura Correia, do Paulistano, terá como principais adversárias na briga pela medalha de ouro, Mariana Melo, companheira de clube, Aydee Dias, do Circulo Militar do Paraná, Pietra Teixeira, do CC Curitibano, e Maria Paro, do Dourado Esgrima Clube. Matheus Brandt, do Pinheiros, por sua vez, deve brigar pelo título com Eduardo Gonçalves, que é do mesmo clube que ele. A dupla do Paulistano, Pedro Rocha e Rafael Ribeiro, também estão bem cotados.
Sábado com espada masculina adulta
No sábado, a principal atração será a categoria adulto da espada masculina. Atualmente, os dois melhores brasileiros no ranking mundial da arma são Pedro Petrich e Alexandre Camargo, ambos do AMK Mestre Kato, de Curitiba. Seus principais concorrentes na briga pelo titulo do Torneio Ronaldo Schwantes são Richard Grunhauser, do Pinheiros, e Leopoldo Gubert, do Círculo Militar do Paraná. No mesmo dia, entram em ação a garotada sub-17 na categoria cadete feminino. Sem Laura Correia, que vai completar 18 anos em 2025, a disputa deve ficar entre Mariana Melo e Aydee Dias.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
No domingo, o adulto feminino será a competição principal. Sem a presença de Victoria Vizeu, melhor brasileira no ranking mundial, a disputa deve ficar entre Marcela Silva, do Pinheiros, a jovem Maria Paro, e a experiente Tabea Alves, do AMK Mestre Kato. No sub-17 masculino, Bernardo Bicalho, do Pinheiros, Guilherme Dubiel, do Dourado Esgrima Club, Lucca Asquino, do LQ Life Quality, e Fernando Melian, do Paulistano, aparecem como os mais cotados.
Programação do Torneio Nacional Ronaldo Schwantes
Sexta-feira, 21 de março
9h – Espada masculina Sub-20
14h – Espada feminina Sub-20
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Sábado, 22 de março
9h – Espada masculina adulto
15h – Espada feminina Sub-17
Domingo, 23 de março
9h – Espada feminina adulto
11h30 – Espada masculina Sub-17