Siga o OTD

Esgrima

Brasil conquista três medalhas por equipes no Sul-Americano

No segundo dia de disputa do torneio, o time brasileiro levou um ouro e duas pratas

Henrique Marques aponta o florete para adversário
(Foto: Wander Roberto/COB)

Pódio triplo! No segundo dia do Sul-Americano de esgrima, em Curitiba-PR, o Brasil teve um grande desempenho e subiu ao pódio três vezes no torneio por equipes. Ao todo, a equipe brasileira conquistou uma medalha de ouro e duas de prata.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O primeiro time a entrar em cena foi a espada feminina, composta por Clara Amaral, Marcela Silva, Renata Zettermann e Tabea Alves. Elas estrearam na semifinal e venceram a Argentina pelo placar de 43 a 42. No entanto, na final, a seleção brasileira perdeu para a Venezuela por 45 a 34 e ficou com a prata.

Logo depois, a equipe do florete masculino conquistou a medalha dourada para o Brasil. Formado por Heitor Shimbo, Jerônimo Machado, Paulo Morais e Pedro Marostega, o time brasileiro iniciou sua campanha já na final, por ser o país melhor ranqueado da competição. Assim, na decisão, vitória sobre a Argentina pelo placar de 43 a 42 e título do Sul-Americano garantido.

Por fim, na última disputa por equipes do dia, as brasileiras do sabre feminino também estrearam na decisão, onde perderam para o Chile por 45 a 44 e finalizaram em segundo lugar. Agora, o Brasil lidera o quadro de medalhas do campeonato, somando o ouro e os dois bronzes conquistados por Luana Pekelman, Paulo Morais e Pedro Marostega, respectivamente.

Próximos compromissos

Neste sábado (30), será realizado as disputas individuais da espada e do sabre masculino, além do florete entre as mulheres. Iniciando o dia, Alexandre Camargo, Fabrizio Lazzarotto, Gabriel Julio, Leandro Seini, Leopoldo Gubert, Nicolas Ferreira, Pedro Petrich e Richard Grunhauser representarão o Brasil na espada. Mais tarde, Ana Beatriz Bulcão, Ana Toldo, Carolina Brecheret, Daphne Becker, Gabriela Moraes, Giovana Bonetti, Mariana Pistoia e Valentina Baldi serão as atletas brasileras no florete. Para finalizar, Bruno Pekelman, Enrico Pezzi, Erico Patto, Fabio Salles, Fellipe Bento, Fernando Fachini, Henrique Garrigos e Lucas Schubert competirão no sabre.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Esgrima