Siga o OTD

Esgrima

Mariana Pistoia leva o título no Sul-americano do florete feminino

Mariana Pistoia, Bia Bulcão, Giovana Bonetti e Carolina Brecheret levaram todas as medalhas da arma e teve prata de Garrigós no sabre

Na imagem, Mariana Pistoia (dir.) e Bia Bulcão (esq.) na decisão do florete feminino.
Mariana Pistoia (dir.) e Bia Bulcão (esq.) na decisão do florete feminino. Foto: Rosele Sanchotene

Mais um ouro para o Brasil neste sábado (30), no Campeonato Sul-Americano de Esgrima, que ocorreu no Centro de Esportes Dirceu Graeser, em Curitiba (PR). Desta vez, com pódio todo verde-amarelo. Mariana Pistoia venceu a prova do florete feminino, batendo Bia Bulcão na final, com Giovana Bonetti e Carolina Brecheret conquistando o bronze. No sabre masculino, Henrique Garrigós ficou com a prata, enquanto Bruno Pekelman faturou bronze.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Desta forma, o Brasil já soma 13 medalhas na competição: três ouros, duas pratas e oito bronzes. O último dia de disputas do Sul-Americano será neste domingo (1), com as provas de equipes masculinas de sabre e espada, além das equipes femininas de florete.

Pódio dominado

Na semifinal do florete feminino, já inteiramente brasileira, Mariana Pistoia, dona da melhor campanha até ali, encarou Giovana Bonetti, com vitória por 15 a 5. Por outro lado, Bia Bulcão bateu Carolina Brecheret por 15 a 7. Novamente, frente a frente, as duas líderes do ranking nacional e que brigam ponto a ponto por vaga nos Jogos Olímpicos de Paris.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O combate foi emocionante, como a maioria dos encontros entre as duas na temporada. Mariana saiu na frente, mas Bia foi buscar o empate. Até que a atleta gaúcha emplacou uma sequência de cinco pontos consecutivos, abrindo 13 a 8 no placar. Bia não se deu por vencida e foi tirando a desvantagem. Mas era tarde: ao final dos três tempos, Mariana venceria por 14 a 13.

“Hoje foi bem complicado, não me senti confiante para atacar em algumas oportunidades. Posso te dizer que estava dando tudo errado, foi a única competição do ano em que eu trouxe apenas três floretes e todos quebraram. Mas fico bem feliz que, apesar de tudo, consegui cumprir o meu objetivo e consegui o resultado mesmo assim. Fico feliz também que conseguimos fazer um pódio todo brasileiro”, disse a campeã.

Sabre passa bem perto do título

O sabre masculino ficou bem perto de garantir mais um título. Logo após bater o chileno Roberto Monsalva por 15 a 12, Henrique Garrigós decidiu o título contra o venezuelano Jose Quintero, que havia eliminado Bruno Pekelman na semifinal (15 a 10). Garrigós fez bom jogo, mas Quintero soube administrar a pequena vantagem no final da decisão, garantindo o título com placar de 15 a 12.

Venezuela manda na espada

Por fim, no torneio masculino de espada, a Venezuela mostrou a sua força. Emplacou três dos quatro semifinalistas, entre eles os dois que decidiram o título. A prova foi vencida por Gabriel Lugo, que bateu Jesus Limardo na final, por 15 a 11. Francisco Limardo (Venezuela) e Felipe Gonzalez (Chile) ficaram com os bronzes. Fabrizio Lazzarotto foi o melhor brasileiro na disputa, terminando em sexto lugar. Alexandre Camargo, Leopoldo Gubert e Nicolas Ferreira pararam no quadro de 16.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Esgrima