Siga o OTD

Esgrima

Luana Pekelman conquista a medalha de ouro no Sul-Americano

Na decisão da disputa feminina do sabre, a esgrimista brasileira venceu a argentina Candela Veloso por 15 a 10

Luana Pekelman (Reprodução/INSTAGRAM/@luanapekelman)
(Reprodução/Instagram/@luanapekelman)

Ouro para o Brasil! No primeiro dia de disputa do Sul-Americano de esgrima, em Curitiba-PR, a brasileira Luana Pekelman derrotou adversária argentina na decisão e subiu no lugar mais alto do pódio no sabre feminino. Na disputa masculina, dois esgrimistas do Brasil conquistaram a medalha de bronze no florete.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Luana iniciou sua campanha vitoriosa avançando em primeiro lugar no grupo 1 da fase de poules, com seis vitórias em seis confrontos. Na sequência, por ter sido a melhor atleta classificada, a brasileira folgou nas oitavas de final e estreou no mata-mata apenas nas quartas. Pekelman enfrentou a compatriota Stella Santos e venceu por 15 a 7. Depois, na semifinal, ela encarou a chilena Yolanda Muñoz e superou a esgrimista pelo placar de 15 a 12. Por fim, Luana Pekelman derrotou Candela Veloso, da Argentina, por 15 a 10 na decisão e se sagrou campeã da competição.

Ainda no sabre feminino, Luiza Lee avançou até a semifinal, quando caiu para Candela pelo placar de 15 a 8 e ficou com a medalha de bronze. Ademais, Isabela Cunha, Luiza Martins, Ana Morsch, Eduarda Nehrke e Gabriela Ohana encerraram o torneio nas oitavas de final.

Pedro Marostega e Paulo Morais conquistam o bronze no florete masculino

Além disso, o Brasil conquistou mais duas medalhas de bronze na abertura do Sul-Americano. Na disputa do florete masculino, Pedro Marostega e Paulo Morais se despediram na semifinal e finalizaram no terceiro lugar. Pedro foi eliminado pelo argentino Dante Cerquetti por 15 a 11, enquanto Paulo perdeu para Nicolas Marino, também da Argentina, pelo placar de 15 a 8. Antes, Pierre Souza parou nas quartas. Já Heitor Shimbo, Jeronimo Machado e Vicente Hofmeister, saíram do campeonato nas oitavas de final.

Na espada feminina, as brasileiras Clara Amaral, Fernanda Camargo, Laura Correia, Marcela Silva Renata Zettermann e Tabea Alves avançaram até as oitavas de final.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Esgrima