Siga o OTD

Esgrima

Virada no último toque dá bronze ao Brasil no sabre do Pan

Luana Pekelman, Karina Trois, Pietra Chierighini e Luiza Lee precisavam de seis toques seguidos para chegar ao pódio e conseguiram. Masculino ficou em quarto lugar, e ambas as equipes ganharam vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2023

Karina Trois Luana Pekelman Pietra Chierighini Luiza Lee Brasil bronze equipes sabre feminino Pan-Americano de esgrima
Karina Trois, Luana Pekelman, Pietra Chierighini e Luiza Lee (BizziTeam/FIE)

A seleção feminina de sabre formada por Luana Pekelman, Karina Trois, Pietra Chierighini e Luiza Lee ficou com a medalha de bronze por equipes no Campeonato Pan-Americano de esgrima disputado em Assunção, no Paraguai. E foi de maneira dramática, de virada, apenas no último toque do confronto contra a Venezuela que valia o pódio. No masculino, o time ficou na quarta colocação. As duas equipes garantiram vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, ano que vem.

No confronto contra a Venezuela, brasileiras estavam perdendo por 44 a 39. Foi quando Karina Trois conseguiu seis toques seguidos diante de Shia Rodriguez, finalizando o jogo em 45 a 44 para o Brasil, feito muito comemorado no Parque Olímpico de Assunção. “Foi uma conquista importantíssima. O último jogo foi de total superação e foco. Conversamos muito sobre a consistência e o trabalho em equipe, que não importa um jogo em separado, mas sim o todo. E deu certo”, relatou Karina Trois.

Bronze das viradas

O Brasil entrou como terceiro cabeça de chave no feminino e, portanto, começou a campanha pelas quartas de final. Primeiro venceu o México por 45 a 38 após perder os dois primeiros jogos e chegar a ficar com 15/11 contra. A virada veio no quarto confronto, com Luana Pekelman derrotando Vanessa Infante por 9 a 5, e dali em diante as brasileiras não perderam mais a dianteira.

+ Brasileiros conquistam cinco medalhas em meeting na Espanha de atletismo

Na semifinal o duelo foi contra o Canadá, cabeça de chave número dois, e as norte-americanas ganharam por 45 a 32. O Brasil até saiu na frente com Karina Trois fazendo 5 a 1 em Tamar Gordon no primeiro jogo, mas logo a seguir Gabriella Page marcou 9 a 0 em Pietra Chierighini e colocou as canadenses na frente para não mais perder até o final da última disputa. A final foi contra os Estados Unidos, que ficou com a medalha de ouro.

Canadá de novo

A equipe masculina de sabre, formada por Enrico Pezzi, Bruno Pekelman, Fabio Salles e Henrique Garrigos, também disputou a medalha de bronze, mas acabou superada pela Colômbia em 45 a 35. Eles começaram a campanha vencendo Cuba por 45 a 40 após sair perdendo e chegar com 35 a 34 contra no oitavo dos nove confrontos. Nas quartas, o rival foi a Argentina com vitória por 45 a 39 em mais uma virada na reta final. A semi foi contra o Canadá, que dominou desde o primeiro jogo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Após o sabre, o Campeonato Pan-Americano de Esgrima prossegue neste domingo (5) com as provas individuais de florete, nos dois naipes. Bia Bulcão, Talia Calazans, Rafaella Gomes e Mariana Pistoia serão as nossas representantes no feminino. No masculino competem Henrique Marques, Paulo Morais, Heitor Shimbo e Guilherme Toldo. Na segunda-feira (6), acontecem as provas por equipes no florete. E fechando o evento, dias 7 e 8, será a vez dos duelos de espada.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Esgrima