Siga o OTD

Esgrima

Alexandre Camargo e Leopoldo Gubert vão ao pódio no Peru

Sul-Americano de esgrima, que acontece na capital peruana, presenciou Alexandre Camargo e Leopoldo Gubert conquistando a prata e o bronze nesta quarta-feira

Alexandre Camargo e Leopoldo Gubert vão ao pódio no Sul-Americano de esgrima
Alexandre Camargo (esq.) conquistou prata em Lima. Foto de Arquivo: Rosele Sanchotene.

O Brasil conquistou as primeiras medalhas no Campeonato Sul-Americano de esgrima, em Lima, no Peru. No torneio da espada masculina, Alexandre Camargo fez excelente campanha e levou a medalha de prata nesta quarta-feira (15). Pela mesma disputa, o país ainda contou com um bronze alcançado por Leopoldo Gubert.

Camargo fez um caminho muito consistente em Lima. O brasileiro chegou à final invicto após uma pule e eliminatórias com grandes exibições. Na primeira fase, ele venceu todos os seis jogos que disputou pelo grupo 3: 5 a 4 em Rolf Nickel, do Chile; 5 a 2 em Hugo Cacace, do Paraguai; 5 a 4 em Andres Espinoza, do Peru; 5 a 3 em Lucio Perez Ondarts, da Argentina; 5 a 1 em Carlos Covani, também argentino; e 5 a 0 em Nicolas Zagal, que é atleta da casa.

-Seleção feminina: datas e horários dos jogos do Torneio Internacional

Com a performance invicta na pule, ele ficou de ‘bye’ no quadro de 32. O seu desafio seguinte foi contra o chileno Joaquin Bustos pelas oitavas de final, em que saiu vencedor por 15 a 12. Nas quartas de final, a vítima da vez foi o peruano Andres Espinoza, que foi batido por 15 a 6. O triunfo garantiu a ele, no mínimo, o bronze, porém ele quis mais.

A semifinal foi diante de um argentino: Alessandro Taccani. O brasileiro se mostrou superior no jogo e ficou com um lugar na decisão ao vencer por 15 a 10. Na grande final, o embate seria novamente com um representante da Argentina, Lucio Perez Ondarts, atleta que Camargo derrotou na pule. Porém, o esgrimista verde e amarelo não repetiu o placar positivo e foi superado por 15 a 10.

“Foi uma competição boa de certa forma. Eu estava em um dia que não estava jogando muito bem, não estava me encontrando, mas consegui chegar até a final. Na decisão, faltou um pouco mais de paciência. O objetivo final era conquistar uma medalha, então acho que a meta foi cumprida”, analisou o medalhista de prata.

Quem também saiu com pódio no Peru foi Leopoldo Gubert. Ele chegou às semifinais, mas acabou derrotado pelo atleta que viria a ser o campeão da espada. Por muito pouco, o brasileiro não avançou para a final para enfrentar o conterrâneo, Alexandre Camargo. O revés do terceiro colocado foi por 15 a 13 diante do medalhista de ouro, Lucio Perez Ondarts.

Outros brasileiros na competição

O outro atleta do Brasil melhor colocado foi Fabrizio Lazzarotto. Ele alcançou as oitavas de final, fase em que foi batido pelo atleta da casa, Andres Espinoza, por 15 a 12. Por sua vez, Amaury Petterle ficou no quadro de 32 ao ter sido superado pelo chileno Joaquin Bustos por 15 a 11.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Campeonato Sul-Americano Adulto segue até sexta-feira (17) com as competições por equipes, em que o país vai ter representantes no florete masculino e espadas feminina e masculina.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Esgrima