Siga o OTD

Esgrima

Ginevra Giordano representa o Brasil na Copa do Mundo Júnior

Competição acontece em Burgos, na Espanha, e reúne algumas das melhores do mundo na categoria

Ginevra Giordano representa o Brasil na Copa do Mundo Júnior de Espada,
Ginevra Giordano estará em ação neste sábado. Foto de Arquivo: Rosele Sanchotene.

Neste sábado (18), o Brasil tem o seu último desafio do ano na categoria júnior na espada. Em Burgos, na Espanha, acontece a Copa do Mundo feminina da arma, e a competição conta com a participação da nossa segunda melhor atleta no ranking mundial da faixa etária, Ginevra Giordano. O caminho da brasileira começa a ser percorrido às 4h (horário de Brasília), hora em que a pule terá seu início.

-Alison dos Santos é eleito o melhor do ano pela CBAt

Inserida no grupo 12, a esgrimista não terá vida fácil na luta por medalha. Já na pule, ela, que é a atual nº 128 do mundo (júnior) na espada, terá de medir forças com duas atletas que estão acima dela na lista: a polonesa Zofia Janelli (21ª) e a suíça Iulia Izzo (65ª). Ainda estão na pule, a francesa Anna Vergnes (200ª), a espanhola Beatriz Rangel (283ª), a britânica Hannah Lebor e a norte-americana Meghana Paturu (as duas últimas estão sem ranking).

No campeonato, algumas ‘pedreiras’ estão inscritas, sendo seis das dez primeiras do ranking mundial júnior: a número 1 do mundo, Veronika Bieleszova, da República Tcheca; a segunda no ranking, Polina Khaertdinova, da Rússia; a quarta, Alicja Klasik, da Polônia; a também polonesa e sexta do mundo, Gloria Klughardt; a sétima, Michaela Joyce, dos Estados Unidos; e a décima, Iana Bekmurzova, da Rússia.

“A Copa do Mundo de Burgos é um dos mais difíceis torneios da categoria Júnior. Embora eu ainda faça parte de uma categoria inferior, achei que essa participação seria uma ótima experiência para voltar a praticar esse esporte que tanto amo”, explica Ginevra.

A Copa do Mundo terá um sabor especial para a brasileira. Ginevra vai disputar na Espanha a quinta competição internacional do ano e a primeira da categoria juvenil.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A primeira que jogou foi a Copa Hartmann, em Heidenheim, na Alemanha, em outubro. Depois, ela foi para o Desafio Mundial Cadete, em Grenoble, na França, em novembro. Em seguida, ela participou do Circuito de Copenhague Cadete, na Dinamarca, onde atuou no torneio individual e por equipes. A sua melhor posição foi nessa última em que ficou na 13ª posição, atuando ao lado da norueguesa Ada Sofie Gildernes e das holandesas Luca Van Grisven e Sophie Reesinck.

“As minhas expectativas para essa temporada de esgrima eram altíssimas mas, infelizmente, por motivos de saúde, não pude participar dos Campeonatos Brasileiros e estou conseguindo voltar às pistas só agora. Espero conseguir recuperar esses seis meses perdidos o mais rápido possível”, finaliza a atleta.

Mais em Esgrima