Siga o OTD

Política, Guerras e Boicotes

Além de cancelamentos, guerras provocaram ausências nos Jogos

Alemanha (duas vezes), Bulgária, Áustria, Hungria, Turquia e Japão ficaram de fora de Jogos Olímpicos em represália às sua atuações nas guerras mundiais

Por causa das guerras mundiais, alguns países perderam o direito de disputar os Jogos Olímpicos (Governo do Reino Unido)

Três edições de Jogos Olímpicos deixaram de ser disputadas por causa das duas guerras mundiais. Mas, além dos cancelamentos, os conflitos provocaram outros prejuízos para as Olimpíadas como a ausência dos países que foram derrotados militarmente ou que eram considerados inimigos dos países-sede.

A primeira vez que isso aconteceu foi em Antuérpia-1920. Os Jogos realizados na Bélgica retomaram o movimento olímpico depois do cancelamento da Olimpíada de Berlim-1916. Os belgas foram escolhidos para sediar o evento em homenagem ao sofrimento pelo qual passaram durante a Primeira Guerra Mundial.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Como o Comitê Olímpico Internacional (COI) queria que a Olimpíada marcasse a retomada da paz no planeta, Alemanha, Bulgária, Áustria, Hungria e Turquia foram proibidas de participar por conta de suas atuações na Primeira Guerra Mundial.

Esses países faziam parte das potências centrais, que reuniam Alemanha, Áustria-Hungria, Bulgária e Império Otomano, e acabaram derrotados pelos Aliados na Primeira Guerra Mundial. Após o conflito, o Império Austro-Húngaro se dividiu em Áustria, Hungria, Iugoslávia e Tchecoslováquia, enquanto o Império Otomano teve boa parte de seu território tomado pelos aliados, sobrando o núcleo turco, que foi batizado de República da Turquia.

28 anos depois da não realização dos Jogos Olímpicos de 1916, duas edições foram canceladas na sequência por conta da Segunda Guerra Mundial: 1940 e 1944.

jogos olímpicos de londres
Jogos Olímpicos de Londres foram disputados depois dos cancelamentos de 1940 e 1944

Assim como os Jogos de 1920 tinham acontecido em Antuérpia, como uma homenagem do Comitê Olímpico Internacional ao sofrimento do povo belga durante a Primeira Guerra Mundial, Londres teve a honraria de sediá-los pela segunda vez em virtude do martírio que a cidade havia sofrido durante a guerra, especialmente com os bombardeios perpetrados pela Luftwaffe durante o período de 1940-41, que devastaram a capital inglesa.

Derrotados pelos Aliados na Segunda Guerra Mundial, dos três países que formavam o Eixo, apenas a Itália participoiu da Olimpíada de Londres. O Japão, convidado pela organização, preferiu não estar presente, enquanto a Alemanha não recebeu convite por, na época, não ter um governo reconhecido pela comunidade mundial.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Política, Guerras e Boicotes