Siga o OTD

Política, Guerras e Boicotes

A história política do nascimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna

Para que o Barão de Coubertain recriasse os Jogos Olímpicos, foram necessárias uma série de tentativas anteriores.

Você já parou para se perguntar o motivo de depois de tantos séculos alguém ter decidido reviver os Jogos Olímpicos? A resposta tem muito a ver com política!

Muita gente sabe que foi um francês, o Barão Pierre de Coubertain, que, em 1894, fundou o Comitê Olímpico Internacional para restaurar a tradição do evento esportivo grego na antiguidade. Porém, muito antes do Barão, já havíamos registros de eventos “Olímpicos”

Os primeiros registros modernos de um evento esportivo que se denominava “Olímpiada” datam do Século XVII na Inglaterra. Era um evento esportivo anual organizado pelo advogado Robert Dover na região inglesa de Cotswold.

Já durante a Revolução Francesa, entre 1796 e 1798, no período revolucionário conhecido como Diretório, foram organizadas as “L’Olympiade de la République” (Olímpiadas da República) em formato de festival. A fase do diretório é considerada a fase de decadência da Revolução, o que explica muito do insucesso desse evento.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

MAS E A GRÉCIA?

Até o ano de 1821, a Grécia era uma região pertencente ao Império Otomano (que possui a atual Turquia como maior herdeira geográfica e política).

Para os Otomanos, qualquer tentativa de resgate da antiguidade grega era considerada uma ameaça.

Isso porque a volta de símbolos antigos poderiam acender um sentimento nacional no povo grego e criando movimentos separatistas. Mesmo assim, em 1821 os gregos iniciaram a sua Guerra de independência, de onde saíram vitoriosos em 1829.

O maior aliado grego durante a guerra foi o Império Russo. Porém, o enorme Império também tinha o desejo escondido de absorver a Grécia como maneira de enfraquecer seus rivais Otomanos.

Com o auxílio britânico para segurar o interesse russo, em 1830 foram concluídas as negociações e que resultaram na Grécia Independente. Com isso, os gregos se viram diante da necessidade de construir sua identidade nacional e viram no passado suas maiores inspirações.

O OLIMPISMO MODERNO GREGO

É exatamente no período pós independência que surgiram as inúmeras vozes gregas para que houvesse uma retomada dos Jogos Olímpicos.

O poeta Panagiotis Soutsos escreveu, em 1833, um poema sobre os Jogos Olímpicos e toda sua beleza. Esse poema acabou inspirando, anos mais tarde, Evangelos Zappas, um milionário grego.

Zappas escreveu, em 1856, uma carta direcionada ao rei da Grécia com o intuito de reformar o histórico Estádio Panatenaico para organizar um evento esportivo.

3 anos mais tarde, ainda sem o estádio completamente reformado, foram realizados os “Jogos Olímpicos gregos” (ou “Jogos Olímpicos de Zappas”) em Atenas. Além de esportes tradicionais da Antiguidade, como atletismo, o evento contou com novidades como corrida de charretes e até uma pitoresca competição de habilidades agroindustriais!

Devido ao sucesso dos Jogos, ele foi realizado novamente em outras três oportunidades: 1870, já com o estádio Panatenaico reformado, 1875 e 1889.

+ Acompanhe o Brasil no Pan Júnior de Cali

DAS VÁRIAS OLIMPÍADAS AOS JOGOS MODERNOS

Porém, inspirado no renascimento grego e na maior difusão do esporte no continente europeu, entre os anos de 1840 e 1880 disparou a quantidade de eventos esportivos chamados “Olimpíadas”.

Em muitos casos, eram eventos locais, totalmente desconexos uns dos outros e sem nenhuma ligação com os Jogos da Antiguidade.

E foi exatamente após visitar um desses Jogos, os Jogos de Wenlock em 1890, que o Barão Pierre de Coubertain decidiu criar um evento que reunisse as tradições originais dos Jogos com a nova febre esportiva.

O Barão se reuniu com pessoas do Comitê dos Jogos de Zappas e convidou outros organizadores desses “Jogos Olímpicos locais” para discutir um evento único. Além disso, o Barão também recebeu apoio de membros de realezas europeias para organizar o evento.

Todo esse esforço era com o objetivo de dar um caráter de fato internacional ao futuro evento, podendo então diferenciá-lo dos demais.

Em uma dessas reuniões, no ano de 1894, foi fundado o Comitê Olímpico Internacional, onde foi decidido que Jogos ocorreriam a cada 4 anos, com cada atleta representando seu país, resgatando os ideais Olímpicos de união entre os povos.

2 anos mais tarde, em 1896, ocorreram em Atenas a 1ª edição dos Jogos Olímpicos da Modernidade.

Mais em Política, Guerras e Boicotes