Siga o OTD

Paris 2024

Brasil mira vaga olímpica no tiro com arco e faz contas nos revezamentos

Brasil busca vagas olímpicas no tiro com arco e ciclismo bmx, comemora vagas no atletismo e faz contas na esgrima e natação

marcus vinicius d'almeida tiro com arco mundial berlim corrida olímpica
(instagram/disparalmeida)

Mundial de Natação com eliminatórias no final da noite e finais no início da manhã; Mundial de Esgrima começando de madrugada e indo até o início da tarde; Campeonato Sul-Americano de Atletismo de manhã e de tarde; Copa do Mundo de futebol e Jogos Mundiais Universitários na China com fuso invertido… ufa! E para os mais fissurados, ainda tinha hipismo e polo aquático. Foi uma semana muito agitada na corrida olímpica.

+ Brasil tem 46 atletas classificados para os Jogos Olímpicos

Mas engana-se quem pensa que é hora de descansar. Pelo contrário. A semana passada serviu basicamente de aquecimento para agosto, um mês cheio de Mundiais e disputa por vagas, já começando nesta terça-feira (1) com o Mundial de Tiro com Arco em Berlim. Vamos então relembrar as vagas olímpicas alcançadas na última semana de julho e contar mais das próximas paradas na Corrida Olímpica para Paris-2024!

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Austrália e EUA gabaritam revezamentos na natação

Na natação, Austrália e Estados Unidos dominaram não só as disputas de medalha no individual mas também no revezamento. Os dois países subiram ao pódio em todas provas por equipe e portanto asseguraram as vagas olímpicas nos sete revezamentos que estão no programa de Paris-2024. Assim, poderão levar o máximo de 12 vagas relay-only se necessário, ou seja, atletas que só participam de revezamentos.

China conseguiu quatro vagas e encaminhou as outras três participações de revezamento. Canadá, Itália e Reino Unido levaram, enfim, uma vaga cada. Lembrando que os medalhistas nesta edição do Mundial de 2023 garantem vagas para os Jogos Olímpicos de Paris. As outras 13 vagas serão realizadas a partir de um ranking com os melhores tempos alcançados seja nas eliminatórias ou na final do Mundial de Fukuoka 2023 e Doha 2024.

+ Guia da Natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

França, país-sede, não levou nenhuma vaga mas se posicionou bem em todos revezamentos, com exceção do 4x100m livre masculino, que terminou em 12º lugar, e do 4x200m livre feminino que não participou. Do mesmo modo, o 4x100m livre do Japão está na berlinda, mas os outros revezamentos parecem encaminhados. A grande surpresa foi a desclassificação do 4x100m masculino do Reino Unido na fase eliminatória, que portanto deve vir com tudo em Doha.

Corrida olímpica do revezamento obriga Brasil a fazer contas

A corrida olímpica foi de altos e baixos para o Brasil, sendo que vieram basicamente três notícias boas, três notícias ruins e uma notícia mais ou menos.

O Brasil conseguiu três finais, no 4x100m e 4x200m masculino, além do 4x200m feminino . Ademais, o 4x100m feminino foi décimo primeiro e conseguiu um bom tempo que dificilmente deixará de fora dos Jogos Olímpicos de Paris, mas certamente a CBDA está fazendo as contas e análises a partir das seleções que não conseguiram vaga.

Por outro lado, o 4x100m medley misto ficou apenas em 16º lugar e provavelmente precisará disputar o Mundial de Doha para tentar um tempo melhor e garantir a vaga. Sem a desclassificação, o 4x100m medley masculino teria provavelmente terminado em 11º lugar e com uma vaga praticamente certa para Paris-2024.

ranking olímpico revezamento natação jogos olímpicos paris 2024
Tabela com o ranking olímpico dos revezamentos de natação para os Jogos Olímpicos de Paris

Agora, precisará treinar para Doha e buscar novamente o índice. Já o 4x100m medley feminino fez 4:05.86 e ficou 1 segundo distante de Hong Kong, que atualmente tem a última vaga. Ou seja, a vaga não é distante, mas é preciso melhorar o tempo no Mundial de Doha. Se a equipe tivesse repetido o tempo de inscrição (4:04.59) teria ficado em décimo-sexto, pro exemplo.

Polo Aquático vê domínio europeu e preocupa Brasil

hungria polo aquático masculino campeão mundial
Hungria comemora título mundial do polo aquático (Foto: divulgação / Magyar Vízilabda Szövetség)

As outras vagas olímpicas da piscina japonesa vieram para os finalistas do pólo aquático no Mundial de Esportes Aquáticos. A notícia ruim para o Brasil foi a queda dos Estados Unidos, e portanto a potência continental vem com tudo para Santiago-2023 conquistar a vaga das Américas. No masculino, a Hungria conquistou seu quarto título ao vencer a Grécia por 4 a 3 nos pênaltis, depois de um empate em 10-10. Curiosamente, a Hungria venceu todos seus títulos nos únicos mundiais em anos terminados com 3: Belgrado 1973, Barcelona 2003, Barcelona 2023 e finalmente Fukuoka 2023.

+ Guia Olímpico do Polo Aquático em Paris-2024

Na disputa feminina, também teve disputa nos pênaltis. Países Baixos e Espanha empataram por 12 a 12 e portanto decidiram o título no tiro livre. Em seguida, título laranja com vitória por 5 a 4 e os Países Baixos conquistaram o segundo campeonato, depois de Perth 1991, pondo fim a um domínio de quatro títulos consecutivos dos Estados Unidos.

países baixos campeã mundial polo aquático feminino
Países Baixos comemora título mundial no polo aquático (Foto: Waterpolo.nl)

Israel repete vaga no Hipismo Saltos e Polônia retorna

No pré-olímpico do Grupo C, disputado em Praga, Israel e Polônia conquistaram as duas vagas por equipe em disputa. Assim, já são 13 equipes garantidas, com sete vagas ainda em jogo, três delas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Israel havia participado pela primeira vez de um evento do hipismo em Tóquio-2020 e garante classificação por equipes nos saltos pela segunda vez consecutiva.

+ Guia Completo do Hipismo Saltos nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Inclusive, o país do Oriente Médio havia batido com folga o recorde de atletas presentes em uma edição de Jogos Olímpicos com 90 atletas em Tóquio-2020. Porém, sem o beisebol, e suas 24 vagas, parecia bem difícil o número se repetir. Mas com a classificação do futebol e do hipismo saltos, Israel já chega a 35 vagas asseguradas em Paris-2024 e deve passar logo logo os 47 atletas de Rio de Janeiro-2016, antigo recorde.

Mundial de Esgrima agita corrida olímpica

mundial de esgrima florete feminino itália alicia volpi
(Foto: Divulgação / FIE)

O Mundial de Esgrima terminou em Milão, Itália, neste domingo (30), com o país-sede levando quatro medalhas de ouro, a frente da Hungria com três e França com duas. Curiosamente, Itália ganhou três ouros no florete, mas caiu nas quartas para Hong Kong. A cidade-país ainda completou seu dia de zebras ao derrotar a toda-poderosa EUA na disputa de bronze. Inclusive, no florete feminino, além do título, Alice Volpi venceu Arrianna Errigo na final e Martina Favaretto conquistou um dos bronzes. Martina Batini, a quarta integrante do time italiano, caiu nas quartas para Volpi – cuja mãe é brasileira do Rio de Janeiro, inclusive.

+ Guia Completo da Esgrima nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Inclusive, foi no florete masculino que veio o melhor resultado, com o 12º lugar no torneio por equipes que coloca o Brasil numa briga direta com o Canadá e Chile pela vaga continental. Guilherme Toldo, inclusive, segue na diantera do ranking individual de florete masculino, sem contar os esgrimistas dos EUA que vão levar vaga por equipes. Além disso, Nathalie Moellhausen sedimentou sua dianteira na disputa pela vaga das Américas e o florete feminino, com Ana Beatriz Bulcão e Marina Pistoia, e sabre feminino, com Karina Trois e Luana Pekelman, continuam na briga.

Guilherme Toldo Lorenzo Mion Pedro MArostega Paulo Morais equipe de florete masculina do brasil mundial de esgrima
Equipe brasileira venceu Áustria e Chile rumo ao 12º lugar (Foto: CBE/Divulgação)

Como o Mundial e os campeonatos continentais que já aconteceram dão os maiores pontos e já aconteceram, a corrida olímpica está bem adiantada e em breve publicaremos aqui uma previsão da briga pelas vagas.

Sul-Americano de Atletismo garante índices

Na última competição qualificatória para o Mundial de Budapeste, três brasileiros conseguiram índice olímpico: Lucas Carvalho, nos 400m rasos, Almir Júnior, no salto triplo e Erik Cardoso, nos 100m rasos, que fez história ao ser o primeiro brasileiro a correr abaixo de 10 segundos. Porém, o destaque do Campeonato Sul-Americano de Atletismo em São Paulo foi mesmo o surinamense Issam Assinga que garantiu sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris quebrando o recorde sul-americano de Robson Caetano 35 anos depois.
+ Guia Olímpico Completo do Atletismo para os Jogos Olímpicos de Paris-2024
+ Lista Completa de atletas do atletismo com índice olímpico

Agosto cheio de mundiais e pré-olímpicos 

Agosto será um dos mês mais agitados da corrida olímpica para os Jogos Olímpicos de Paris. 16 esportes distribuirão entre 604 e 658 durante o mês de agosto, além dos índices olímpicos que continuam a ser alcançados no atletismo e natação. O principal evento desta semana é o Mundial de Tiro com Arco que distribui 24 vagas em Berlim, Alemanha. Já na Escócia, começa o Mundial de Ciclismo, que distribuirá 20 vagas no total.

Marcus Vinícius lidera delegação em busca de vaga para Paris-2024

O Mundial de Tiro com Arco começa nesta terça-feira (1), sendo que as primeiras vagas serão enfim definidas na sexta-feira (4), com as semifinais e finais do torneio por equipes. As três primeiras seleções tanto no masculino quanto no masculino levam vaga e garantem três arqueiros ou arqueiras nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Marcus Vinicius D’Almeida chega a Berlim, Alemanha, com a moral do número 1 do mundo para a disputa pela vaga olímpica.

Além disso, até três homens e três mulheres poderão se classificar para a disputa individual, desde que atinjam as quartas de final do torneio. Vale lembrar que essas vagas poderão ser realocadas se os países dos arqueiros conseguirem vaga por equipes nos torneios continentais. No caso de não ter atletas suficientes, as vagas serão distribuídas no Pré-Olímpico Final, em Antalya, Turquia, entre 15 e 16 de junho.

+ Guia Olímpico do Tiro com Arco nos Jogos de Paris-2024

Finalmente, todos atletas precisam fazer uma pontuação mínima para disputar os Jogos Olímpicos, mesmo se forem agraciados com convite. Essa marca é de 640 para homens e 610 para mulheres e o Mundial será o primeiro torneio desta janela olímpica, que se encerra em 28 de junho de 2024.

Mundial de Ciclismo dará vagas, mas corrida olímpica é longa

No Mundial de Ciclismo, Dia 06 de agosto acontece a prova da estrada masculina, em que ciclistas pedalam 271,1km entre Edimburgo e Glasgow. A prova feminina, que consiste de 154,1km entre Balloch e Glasgow será no dia 23 de agosto. Os dois melhores representantes de nações que não se classificarem via ranking de 17 de outubro garantirão vaga. Portanto, as vagas serão alocadas de forma provisória ao fim do evento.
+Guia Olímpico Completo do Ciclismo Estrada em Paris-2024

Do mesmo modo, o ciclismo BMX Park distribuirá três vagas na final da segunda-feira que vem (7), mas elas estão abaixo da Série de Classificação Olímpica na prioridade da corrida olímpica. Portanto, enquanto as vagas conquistadas devem ser comemoradas, apenas ao fim do evento pré-olímpico, em junho de 2024 se saberá finalmente os classificados através do mundial.
+ Guia Completo do Ciclismo BMX nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paris 2024